Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cristiano, Maykon Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Danon Clemes | - |
Autor(es): dc.contributor | Cristiano, Maykon Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | Yotoko, Karla Suemy Clemente | - |
Autor(es): dc.contributor | Travenzoli, Natália Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso Neto, Paulo Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002144 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Dados filogenéticos e moleculares recentes estão mudando nosso conhecimento sobre as relações entre as espécies e os processos evolutivos que conduzem os padrões de variação cromossômica, observados em formigas (Hymenoptera: Formicidae). Compreender a origem desses animais e sua história evolutiva é um trabalho intrigante e desafiador. As formigas exibem grande variações referentes a morfologia, comportamento e nas estruturas do cariótipo. Reunindo informações genéticas sobre as formicas trap-jaw pertencentes a subfamília Ponerinae, reconstruímos as relações filogenéticas que inferem a condição monofilética entre os gêneros Anochetus e Odontomachus Consequentemente a evolução cromossômica foi analisada a partir da inferência do número cromossômico ancestral, sendo este n = 15 para ambos os gêneros. No gênero Anochetus observamos uma manutenção do número cromossômico ancestral na maioria das espécies indicando a ocorrência de inversões pericêntricas, a diminuição deste número na espécie Anochetus emarginatus Fabricius 1804, e Anochetus cf masdaraszi que provavelmente ocorreu pelo processo de fusão centromérica e um aumento no número do cariótipo ancestral em Anochetus horridus Brown, 1978 sugerindo fissões centroméricas. Em relação ao gênero Odontomachus, o grupo rixosos manteve o número cromossômico ancestral em todas as espécies, enquanto um alto ganho no número cromossômico nas espécies do grupo haematodos foi observado. Nossos resultados recorrem à Teoria da Interação Mínima para explicar os processos evolutivos em formigas trap-jaw, embora as fissões centroméricas não se apresentam como os principais eventos de rearranjo cromossômico em todos os clados dos gêneros Anochetus e Odontomachus. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filogenia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cromossomos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formiga | - |
Título: dc.title | Reconstrução filogenética do número ancestral cromossômico dos gêneros Anochetus Mayr,1861 e Odontomachus Latreille, 1804 (Hymenoptera: Formicidae: Ponerinae). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: