Formação inicial de professores : um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA) : 2015-2020.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Esther Maria dos Santos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Renato José Dias-
Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:05:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:05:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19531-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.51281/impa.e023009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002111-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa examinou a implementação de políticas de formação nas licenciaturas de Ciências Humanas, Letras e Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 2015 a 2020, destacando a importância de uma Política Institucional de Formação para uma sólida formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental exploratória, o estudo analisou o programa de Formação Inicial de Professores e as intercorrências na implementação da política educacional, com o objetivo de identificar um perfil formativo. Embora as mudanças pós-2015 tenham buscado melhorar a formação docente, impulsionadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015, a UFOP enfrentou desafios na implementação, como controvérsias em relação a regulamentações, como a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Apesar das adaptações da universidade, a falta de uniformidade na implementação revela desafios na carga horária, abordagens pedagógicas e adoção de práticas, dificultando a identificação de um perfil formativo.-
Descrição: dc.descriptionThe research examined the implementation of training policies in Human Sciences, Literature and Arts degrees at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 2015 to 2020, highlighting the importance of an Institutional Training Policy for solid teacher training. Using a qualitative and exploratory documentary approach, the study analyzed the Initial Teacher Training program and the complications in the implementation of educational policy, with the aim of identifying a training profile. Although the post 2015 changes sought to improve teacher training, driven by Resolution CNE/CP nº 2/2015, UFOP faced challenges in implementation, such as controversies regarding regulations, such as Resolution CNE/CP nº 2/2019. Despite the university's adaptations, the lack of uniformity in implementation reveals challenges in workload, pedagogical approaches and adoption of practices, making it difficult to identify a training profile.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciaturas-
Título: dc.titleFormação inicial de professores : um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA) : 2015-2020.-
Título: dc.titleInitial teacher education : a documentary study on the implementation of training policy in undergraduate courses in the humanities, languages, and Arts (CHLA) : 2015-2020.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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