Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Esther Maria dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Renato José Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19531 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51281/impa.e023009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002111 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa examinou a implementação de políticas de formação nas licenciaturas de Ciências Humanas, Letras e Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 2015 a 2020, destacando a importância de uma Política Institucional de Formação para uma sólida formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental exploratória, o estudo analisou o programa de Formação Inicial de Professores e as intercorrências na implementação da política educacional, com o objetivo de identificar um perfil formativo. Embora as mudanças pós-2015 tenham buscado melhorar a formação docente, impulsionadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015, a UFOP enfrentou desafios na implementação, como controvérsias em relação a regulamentações, como a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Apesar das adaptações da universidade, a falta de uniformidade na implementação revela desafios na carga horária, abordagens pedagógicas e adoção de práticas, dificultando a identificação de um perfil formativo. | - |
Descrição: dc.description | The research examined the implementation of training policies in Human Sciences, Literature and Arts degrees at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 2015 to 2020, highlighting the importance of an Institutional Training Policy for solid teacher training. Using a qualitative and exploratory documentary approach, the study analyzed the Initial Teacher Training program and the complications in the implementation of educational policy, with the aim of identifying a training profile. Although the post 2015 changes sought to improve teacher training, driven by Resolution CNE/CP nº 2/2015, UFOP faced challenges in implementation, such as controversies regarding regulations, such as Resolution CNE/CP nº 2/2019. Despite the university's adaptations, the lack of uniformity in implementation reveals challenges in workload, pedagogical approaches and adoption of practices, making it difficult to identify a training profile. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciaturas | - |
Título: dc.title | Formação inicial de professores : um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA) : 2015-2020. | - |
Título: dc.title | Initial teacher education : a documentary study on the implementation of training policy in undergraduate courses in the humanities, languages, and Arts (CHLA) : 2015-2020. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: