
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Umeh, Emmanuel Chukwuebuka | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15979 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_6_final-161.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002109 | - |
| Descrição: dc.description | An important change in mathematics instruction needs to take place in order to accommodate changes in student populations. There is a need for pedagogical action that enhances students’ knowledge and develops their mathematical competencies. The main goal of this theoretical article is to determine how self-assessment and active learning encourages the building of mathematical competencies by applying an ethnomodelling perspective. The integration of these pedagogies helps educators to meet specific student needs and to achieve desired learning outcomes that may help them to become active participants in the classroom. This context enables ethnomodelling to develop mathematical competencies by incorporating an active learning and self-assessment in its pedagogical action by integrating the trivium curriculum in the teaching and learning of mathematics. | - |
| Descrição: dc.description | Uma mudança importante no ensino de matemática precisa ocorrer para acomodar as mudanças nas populações de alunos. É necessária uma ação pedagógica que valorize os conhecimentos dos alunos e desenvolva as suas competências matemáticas. O objetivo principal deste artigo teórico é determinar como a autoavaliação e a aprendizagem ativa estimulam a construção de competências matemáticas por meio da aplicação da perspectiva da Etnomodelagem. A integração dessas pedagogias auxilia os educadores no entendimento das necessidades específicas dos alunos e a alcançarem os resultados de aprendizagem desejados, que podem auxiliá-los a se tornarem participantes ativos em sala de aula. Este contexto possibilita que a etnomodelagem desenvolva as competências matemáticas ao incorporar a aprendizagem ativa e a autoavaliação em sua ação pedagógica, integrando o currículo trivium no ensino e aprendizagem da Matemática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics competencies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trivium mathematics curriculum. | - |
| Título: dc.title | A Trivium Curriculum approach to connect an active learning and self-assessment of students’ mathematical competencies in an ethnomodelling perspective. | - |
| Título: dc.title | Uma abordagem do Currículo Trivium para conectar a aprendizagem ativa e a autoavaliação das competências matemáticas dos alunos na perspectiva da etnomodelagem. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: