Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Madruga, Zulma Elizabete de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Orey, Daniel Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Lucas Junior | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20070 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002093 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma do 2°ano do Ensino Médio e seu professor de Matemática de uma escola pública localizada na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da ação pedagógica da Etnomodelagem, por meio da Geometria Fractal, para a implementação da Lei N° 10.639/2003 em uma escola pública de Minas Gerais ao relacionar a utilização de padrões fractais presentes em culturas africanas e afrodescendentes brasileiras. Desse modo, essa ação pedagógica foi desenvolvida a partir do estudo da Geometria Fractal, na perspectiva do pensamento relacionado aos fractais presentes nos sistemas de conhecimento matemático e nos padrões desenvolvidos pelos membros de culturas africanas distintas e afrodescendentes. Esse contexto possibilitou que o pesquisador desenvolvesse a seguinte questão de investigação que suleou a condução desta pesquisa: Como a ação pedagógica da Etnomodelagem pode possibilitar a implementação da Lei N° 10.639/2003 por meio da abordagem da Geometria Fractal? Para fundamentar esta pesquisa, os aportes teóricos da Educação das Relações Étnico-raciais, da Etnomatemática, da Etnomodelagem, da Geometria Fractal e da perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática foram utilizados. A coleta de dados foi realizada por meio de 1 (uma) entrevista semiestruturada inicial com o professor de Matemática da turma, 2 (dois) questionários (inicial e final) e 3 (três) blocos de atividades com os alunos participantes e, também, com o diário de campo do pesquisador. A análise dos dados e a interpretação dos resultados foram realizadas de acordo com o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados, por meio da condução de codificações aberta e axial, que possibilitaram, respectivamente, a identificação de códigos preliminares e das categorias conceituais. Esses procedimentos e coleta e análise de dados possibilitou a obtenção de respostas para a questão de investigação e, também, para a validação e confiabilidade dos resultados que foram obtidos nesta pesquisa. Os resultados mostram que a ação pedagógica baseada na Etnomodelagem e na Geometria Fractal promoveu um aprendizado com significado, integrando conceitos matemáticos aos elementos culturais e cotidianos. Essa abordagem aprofundou o entendimento dos alunos participantes sobre os fractais e as suas propriedades, bem como respeitou e valorizou os saberes e fazeres culturais de matriz africana, contribuindo para o cumprimento da Lei N° 10.639/2003. Assim, a iniciativa evidenciou a importância de ações pedagógicas que conectem Matemática, a Cultura e identidade cultural dos alunos participantes, ampliando o alcance do processo de ensino e aprendizagem em Matemática e o fortalecimento de sua identidade cultural e, também, a inclusão de perspectivas culturais diversas no ambiente escolar. | - |
Descrição: dc.description | This research was developed with 2 nd year high school students and their mathematics teacher from a public school located in the Inconfidentes region of Minas Gerais. The main objective of this research was to analyze the contributions of the Pedagogical Action of Ethnomodelling, through Fractal Geometry, for the implementation of Law No. 10.639/2003 in a public school in Minas Gerais by relating the use of fractal patterns present in African and Afro-descendant Brazilian cultures. The pedagogical action studied here, was developed from the study of Fractal Geometry, from the perspective of thinking related to fractals present in mathematical knowledge systems and in the patterns developed by members of distinct African and Afro-descendant cultures. This context enabled the researcher to develop the following research question that guided the conduct of this research: How can the pedagogical action of Ethnomodeling enable the implementation of Law No. 10.639/2003 through the Fractal Geometry approach? To support this research, the theoretical contributions of Ethnic- racial Relations Education, Ethnomathematics, Ethnomodelling, Fractal Geometry and the sociocultural perspective of Mathematical Modelling were used. Data collection was conducted through 1 (one) initial semi-structured interview with the students’ mathematics teacher, 2 (two) questionnaires (initial and final) and 3 (three) activities modules with students, as well as the researcher’s field diary. Data analysis and interpretation of results were performed according to the methodological design adapted from the Grounded Theory, through open and axial codings, which allowed, respectively, the identification of preliminary codes and conceptual categories. Data collection and analysis procedures made it possible to obtain answers to the research question and also to validate and ensure the reliability of the results obtained in this research. The results showed that the pedagogical action based on Ethnomodelling and Fractal Geometry promoted meaningful learning by integrating mathematical concepts with cultural and everyday elements. This pedagogical action deepened the participating students’ understanding of fractals and their properties, as well as valuing African- origin cultural knowledge and practices, contributing to compliance with Law No. 10.639/2003. Thus, the results obtained in this study highlighted the importance of pedagogical actions that connect Mathematics, Culture and the cultural identity of the participating students by expanding the scope of the teaching and learning process in Mathematics, aiming to strengthen the cultural roots of the participating students, as well as the inclusion of diverse cultural perspectives in the school environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/03/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação multicultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria fundamentada em dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - geometria fractal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática - etnomodelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Educação matemática para as relações étnico-raciais e a Lei N° 10.639/2003 : uma ação pedagógica para o desenvolvimento de fractais no ensino médio na perspectiva da etnomodelagem. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: