
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Jéssica | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15968 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002081 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta das Trilhas de Matemática está em concordância com uma ação pedagógica que conecte as salas de aula com as atividades extracurriculares realizadas externamente ao ambiente escolar, visando vincular as situações escolares de aprendizagem com os contextos externos às escolas. Este artigo é um recorte da dissertação desenvolvida com dois pesquisadores nacionais e três internacionais, que investigam sobre a temática relacionada com as Trilhas de Matemática e, também, com seis ex-alunos de uma disciplina de Etnomatemática. Um dos principais objetivos desse estudo é identificar as possíveis relações da ação pedagógica das Trilhas de Matemática por meio do Programa Etnomatemática conforme a perspectiva dos participantes. Nesse sentindo, esse estudo possibilitou a sugestão de uma expressão batizada como ‘Trilhas Etnomatemáticas’, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo. | - |
| Descrição: dc.description | The Mathematics Trails proposal is in accordance with a pedagogical action that connects classrooms with extracurricular activities conducted outside the school environment, aiming to link school learning situations with contexts outside the schools. This article is an excerpt from a dissertation, which was developed with two national and three international researchers, who investigate the theme related to Mathematics Trails and also with six former students of an Ethnomathematics discipline. One of the main objectives of this study is to identify the possible relationships of the pedagogical action of the Mathematics Trails through the Ethnomathematics Program according to the perspective of the participants. In this sense, this study enabled the suggestion of an expression called 'Ethnomathematics Trails', which seek to help students in reading their reality to guide them towards a better understanding of their surroundings through these trails, enabling a deeper interaction with their own world. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trilhas de Matemática | - |
| Título: dc.title | As trilhas etnomatemáticas como uma proposta de ação pedagógica. | - |
| Título: dc.title | Ethnomathematical trails as a proposal for a pedagogical action. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: