“Nem tudo que reluz é ouro” : uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de ciências.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMozzer, Nilmara Braga-
Autor(es): dc.creatorJusti, Rosária da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:04:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:04:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002079-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre analogias no ensino de Ciências. Seus objetivos principais são: diferenciar as analogias de outros tipos de similaridades e recursos didáticos frequentemente confundidos por professores, autores de livros e pesquisadores; explicitar e discutir os fundamentos teóricos relacionados às analogias e sua utilização no ensino; e discutir criticamente algumas das principais estratégias de uso das analogias como ferramentas de ensino. Neste sentido, buscamos preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema publicada no Brasil, na tentativa de contribuir para fomentar discussões entre pesquisadores da área de Educação em Ciências e para o desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre analogias.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a comprehensive review of the national and international literature on analogies in science teaching. It aims mainly at: establishing differences among analogies and both other kinds of similarities and teaching strategies that are often mistaken by teachers, textbooks’ authors, and researchers; presenting and discussing the main theoretical frameworks concerning analogies and their use in science teaching; and discussing, in a critical way, some of the main strategies for using analogies in science teaching. In this way, the paper fills a gap in the Brazilian literature in the area. Therefore it may contribute to foster discussions among science education researchers and to the development of science teachers’ knowledge about analogies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectAnalogias-
Palavras-chave: dc.subjectSimilaridades-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching strategies-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Título: dc.title“Nem tudo que reluz é ouro” : uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de ciências.-
Título: dc.title“All that glitters is not gold” : a discussion on analogies and other similarities and tools used in science teaching.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.