Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.

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Autor(es): dc.creatorMiranda, Dayse Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:04:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:04:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16166-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22456/2238-8915.113080-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002075-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.-
Descrição: dc.descriptionThis paper proposes to substantiate concepts that refer to the theory that considers language as a social semiotic, by taking into account the principles that guide studies on multimodality through the perspectives proposed by Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer and Cabral (2014), R. Silva (2016, 2015), Kress (2010), Kress and Van Leeuwen (2001, 2004), and Van Leeuwen (2005). These studies are then linked to a reflection on textbooks adapted to Libras, specifically the ones used to teach Portuguese in the first years of elementary education. The data that led to the studies of this research will not be demonstrated in this outline. The paper intends to present a theoretical approach that supports the conclusion that Portuguese textbooks adapted to Libras neither develop linguistic accessibility nor offer suitable conditions to teach Portuguese as a second language.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs artigos publicados na revista Organon estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: Revista Organon <https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/113080>. Acesso em: 28 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês segunda língua-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Título: dc.titleReflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.-
Título: dc.titleReflections on adapted textbooks to Libras : from Sfl’s perspective to the notion of multimodality.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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