Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Dayse Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16166 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22456/2238-8915.113080 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002075 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua. | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes to substantiate concepts that refer to the theory that considers language as a social semiotic, by taking into account the principles that guide studies on multimodality through the perspectives proposed by Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer and Cabral (2014), R. Silva (2016, 2015), Kress (2010), Kress and Van Leeuwen (2001, 2004), and Van Leeuwen (2005). These studies are then linked to a reflection on textbooks adapted to Libras, specifically the ones used to teach Portuguese in the first years of elementary education. The data that led to the studies of this research will not be demonstrated in this outline. The paper intends to present a theoretical approach that supports the conclusion that Portuguese textbooks adapted to Libras neither develop linguistic accessibility nor offer suitable conditions to teach Portuguese as a second language. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os artigos publicados na revista Organon estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: Revista Organon <https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/113080>. Acesso em: 28 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português segunda língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade. | - |
Título: dc.title | Reflections on adapted textbooks to Libras : from Sfl’s perspective to the notion of multimodality. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: