Um sujeito Guenzo : considerações acerca do eu poético de João Cabral de Melo Neto em A Escola das Facas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmorim, Bernardo Nascimento de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Monick Pereira de Araújo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:04:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:04:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17279-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46551/issn2179-6793RA2022v24n1_a09-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002046-
Descrição: dc.descriptionEste artigo visa explorar o lugar singular de A escola das facas, no todo da obra de João Cabral de Melo Neto. Para isso, recuperamos as discussões teóricas sobre o gênero autobiográfico, conforme Luiz Costa Lima (1986) e sobre a figura do sujeito lírico, segundo Dominique Combe (2010), interrelacionando tais teorias à uma leitura que tensiona o objeto literário e seu autor. Foram selecionados três poemas como corpus de análise, todos eles relacionados à forma de rememoração da infância, com o objetivo de analisar criticamente a abordagem do tema da memória da infância e sua relevância para a composição de uma imagem da voz poética do livro. Dessa forma, o sujeito poético constituído equilibra-se entre sujeito empírico, autobiográfico e lírico.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to explore the singularity of A escola das facas, in the whole of João Cabral de Melo Neto's work. For this, we recover the theoretical discussions on the autobiographical genre, according to Luiz Costa Lima (1986) and on the figure of the lyrical subject, according to Dominique Combe (2010), interrelating such theories to a reading that tensions the literary object and its author. Three poems were selected as corpus of analysis, all of them related to the form of childhood reemmeration, with the objective of critically analyzing the approach of the theme of childhood memory and its relevance to the composition of an image of the poetical voice of the book. Thus, the constituted poetic subject balances between empirical, autobiographical and lyrical subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Araticum permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1273>. Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectComposição-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito lírico cabralino-
Palavras-chave: dc.subjectMemória da infância-
Título: dc.titleUm sujeito Guenzo : considerações acerca do eu poético de João Cabral de Melo Neto em A Escola das Facas.-
Título: dc.titleA Guenzo subject : considerations about the poetic self of João Cabral de Melo Neto in A Escola das Facas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.