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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Sena, Viviane de Andrade Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Soélis Teixeira do Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14834 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002043 | - |
Descrição: dc.description | Por meio deste artigo pretendemos discutir achados da pesquisa intitulada “Esta língua vareia: uma análise da variação linguística no ensino de língua portuguesa em Mariana, MG”3 (Soares-Sena, 2018), a partir da qual e sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista Laboviana (2008 [1972]) apresentamos uma análise a respeito do tratamento dado à variação linguística nos ensinos Fundamental II e Médio. Assim, visando desenvolver ainda mais o tema em questão, acrescentamos a esta discussão algumas reflexões acerca da variação linguística no processo de alfabetização-letramento de crianças; conhecimento que nos foi possibilitado trazer a este estudo a partir da realização da disciplina “LIG948 - STV em Linguística Aplicada: Da aquisição da fala à apropriação da escrita pela criança” do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Dessa maneira, evidenciaremos resultados da pesquisa empírica e refletiremos, ainda, sobre o processo de alfabetização no Ensino Fundamental I (anos iniciais – 1º ao 5º ano). Isso para que possamos discutir conceitos e (im)possibilidades ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica como um todo. Os resultados nos mostram que poderemos compreender que, embora existam grandes estudos com foco em um ensino-aprendizagem diverso, criativo, dinâmico, efetivo e significativo com tendências à erradicação do analfabetismo no Brasil (Soares, 2002, 2018; Faraco, 1992, 2008, 2016; Bortoni-Ricardo, 2005; dentre outros), ainda há muitas lacunas no nosso ensino. Da alfabetização ao ensino médio, existe um caminho extenso a ser percorrido para se alcançar a educação de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we aim to discuss the findings of the research entitled “This language veries: an analysis of the linguistic variation in Portuguese language teaching in Mariana, Minas Gerais, Brazil” (SOARES-SENA, 2018). From the perspective of the Labovian Variationist Sociolinguistics (2008 [1972]), we hereby present an analysis of the treatment given to linguistic variation in Elementary and High School. Thus, as a means of further developing the theme in question, we have added to this discussion some reflections about linguistic variation in children's literacy process. Such knowledge was possible to be incorporated into this study after attending the classes held in the course “LIG948 – VTS* in Applied Linguistics: From speech acquisition to the appropriation of writing by the child” within the scope of the Graduate Program in Linguistic Studies at the Federal University of Minas Gerais. In doing so, we will evince the results of the empirical research and also reflect on the literacy process in Elementary School (early years - 1st to 5th year). Hence we can discuss concepts and (im) possibilities for the teaching and learning of Portuguese in basic education as a whole. The results show us that, although there are broad studies focusing on a diverse, creative, dynamic, effective and significant teaching-learning trend with a tendency to eradicate illiteracy in Brazil (Faraco, 1992, 2008, 2016; Soares, 2002, 2018;; Bortoni-Ricardo, 2005; among others), there are still several gaps in our teaching. From the literacy stage to high school, much remains to be done in order to achieve quality education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Trama permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) .Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2820>. Acesso em: 23 ago. 2021 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização-letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência fonológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phonological awareness | - |
Título: dc.title | Variação linguística e ensino : conceitos e (im)possibilidades. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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