Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Adriana Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Val, Alexandre Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Adriana Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Val, Alexandre Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Raimondi, Gustavo Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Eloisa Helena de | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Bruna Schneider Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002000 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Departamento de Medicina de Família, Saúde mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A população LGBTI+ - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexo e outros - sofre com piores desfechos de saúde e maiores barreiras no acesso aos serviços de saúde, podendo, deste modo, ser considerada uma população negligenciada. Constituem esse grupo uma gama de experiências diversas e diferentes conforme a orientação sexual, identidade de gênero, além das interseções com raça e classe social. Dentro desse termo guarda-chuva, nascer no sexo feminino determina uma série de vivências e questões de saúde para pessoas dissidentes da lógica cis-heteronormativa. Ou seja, mulheres lésbicas e bissexuais e homens trans sofrem, nos serviços de saúde, com invisibilização, desconhecimento de suas necessidades de saúde e discriminação. Aqui, denominamos esse recorte como LBT (lésbicas, bissexuais e trans) - DSFN (designadas(os) do sexo feminino ao nascer). Salientamos também que, com frequência, pessoas DSFN encontram-se à mercê de um cuidado em saúde reduzido ao binômio "mulher-útero", que engendra a medicalização de seus corpos, em detrimento da abordagem integral das necessidades e subjetividades destas pessoas. Com foco nessas questões, analisamos as experiências de pessoas LBT-DSFN da região de Ouro Preto, Mariana e Itabirito na busca por cuidados em saúde. Para isso, convidamos pessoas dessa região, maiores de 18 anos, através do contato com coletivos LGBTI+ da região, e de participantes indicadas(os) por outras(os) participantes. A partir da concordância desses em participar voluntariamente deste estudo, foi solicitado que assinassem um questionário sociodemográfico e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de análise, através de entrevista individual, semi-estruturada, captada por meio de plataforma de vídeo-chamada. Todas as entrevistas foram transcritas, e, a partir delas, foram construídas narrativas para cada participante, as quais passaram por análise de conteúdo. Mostrou-se eloquente a heterogeneidade das experiências, que remetem aos marcadores das diferenças e revelam que as (os) participantes não são apenas vítimas passivas de um sistema normativo, mas também sujeitos ativos, o que se pode constatar através de sua resistência, subversão e negociações. | - |
Descrição: dc.description | The LGBTI+ population - Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites, Transsexuals, Intersex and others - suffers from worse health outcomes and greater barriers in accessing health services. It can, therefore, be seen as a neglected population. Within this group, there is a range of diverse and different experiences according to sexual orientation, gender identity, as well as intersections with race and social class. Within this umbrella term, being born in the female sex determines a series of experiences and health issues for people who dissent from the cis-heteronormative logic: lesbian and bisexual women and trans men suffer, in health services, with invisibility, ignorance of their needs health care, and discrimination. Here, we call this clipping as LBT (lesbian, bisexual and trans) - DSFN (designated female at birth). Furthermore, we emphasize that DSFN people are often at the mercy of health care reduced to the "woman-uterus" binomial, which engenders the medicalization of their bodies, to the detriment of the integral approach to the needs and subjectivities of these people. We analyzed the experiences of LBT-DSFN people from the region of Ouro Preto, Mariana and Itabirito in their search for health care. For this, we invite people from this region, over 18, through contact with LGBTI+ collectives in the region, and participants nominated by other participants. After agreeing to voluntarily participate in this study, they were asked to sign a socio-demographic questionnaire and an Informed Consent Form (FICF). Qualitative methodology was used, through individual, semi-structured interviews, through a video call platform. All interviews were transcribed, and from them, narratives were built for each participant, who underwent content analysis. The heterogeneity of the experiences, which refer to the markers of differences, was eloquent. Furthermore, they make it clear that (the) participants are not only passive victims of a normative system, but also agents, through their resistance, subversion and negotiations. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bissexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas transgênero - identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Título: dc.title | Somos de todas as cores : narrativas de acesso à saúde de mulheres cis lésbicas e bissexuais e de homens trans. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: