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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vóvio, Cláudia Lemos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Ciriaco, Gustavo Henrique Julio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19183 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001943 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo trata da apropriação do sistema de escrita alfabética por adultos e idosos na Educação de Jovens e Adultos. A sociedade moderna é marcada pelos usos da leitura e da escrita e, nesse contexto, elas se tornam um bem social e um direito de todos e todas garantido pela Constituição Federal de 1988. No campo da regulamentação, o atendimento às pessoas não iniciadas ou que interromperam seus estudos é protegido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 9.394/1996, na modalidade Educação de Jovens e Adultos e cabe às esferas de governo executá-lo no sistema público de ensino. O adulto quando chega ao ensino público interroga a comunidade escolar com relação às metodologias, aos recursos didáticos, ao currículo, às avaliações, à prática pedagógica etc. concernentes a este novo estudante da educação básica. Uma das possibilidades de se verificar a aquisição da escrita é por meio da escrita espontânea ou livre e interessou verificar em que medida o uso dessa atividade na EJA oferece elementos para se compreender as formas de apropriação do sistema de escrita alfabética pelo adulto em escola da rede municipal de Mariana. Adotou-se a abordagem qualitativa (Alves-Mazzotti e Gewandsznajder,1998; Minayo, 2012; Bogdan e Biklen, 1994), do tipo participante (Brandão, 1987; Brandão e Borges, 2007), visando uma atuação próxima as participantes do estudo. A produção dos dados envolveu observação participante das aulas, realização de entrevistas e aplicação de intervenção com atividades de escrita. Os resultados apontam algumas pistas sobre a questão da aquisição do sistema de escrita alfabética, por meio da escrita espontânea, ao verificar não ser essa uma tarefa simples. Conclui-se concordando com Ferreiro (2007), que por meio das representações das alunas investigadas, há possibilidade de aferir a compreensão dos níveis de aprendizagem dos educandos e sobre como materializam suas concepções acerca do sistema de escrita, percebendo a evolução das etapas de aprendizagem por meio das hipóteses sobre a escrita. As representações das escritas também serviram para reconhecer que as alunas acompanhadas possuem capacidade de realizar operacionalizações de ordem cognitiva sobre a escrita, ou seja, elas operam sobre a língua escrita, pensam sobre ela e constroem hipóteses sobre como o ato de escrever ocorre. Esses fatores são compreendidos por meio das rasuras realizadas durante a escrita e as mudanças na representação das sentenças entre uma intervenção e outra. Soma-se a compreensão, a presença de marcas da exclusão social por todas as 3 alunas entrevistadas, seja pela baixa estima, pelo sentimento de culpa, compreensão negativa sobre o erro, visão empobrecida sobre si mesma ou pela sua capacidade de aprendizagem. Por fim, as análises indicam a importância de perceber as ações cotidianas dirigidas pela escrita e aprofundar a investigação em suas fases de aquisição, de modo que as produções espontâneas sejam diversificadas em termos de forma e grau de complexidade, somados ao acompanhamento das estratégias adotadas pelo professor. | - |
| Descrição: dc.description | The study addresses the appropriation of the alphabetical writing system by adults and the elderly in Adult Education. Modern society is characterized by the use of reading and writing, which, in this context, become a social asset and a right guaranteed to everyone by the Federal Constitution of 1988. In terms of regulation, the support for individuals who have not started or who have interrupted their studies is protected by the National Education Law - Law No. 9.394/1996, within the modality of Adult Education, and it is up to the governmental spheres to implement it in the public education system. When an adult enters the public education system, they question the school community regarding methodologies, teaching resources, curricula, assessments, pedagogical practices, etc., concerning this new student in basic education. One way to assess the acquisition of writing is through spontaneous or free writing, and the study aimed to examine to what extent the use of this activity in Adult Education provides insights into the ways adults appropriate the alphabetical writing system in a municipal school in Mariana. A qualitative approach was adopted (Alves-Mazzotti and Gewandsznajder, 1998; Minayo, 2012; Bogdan and Biklen, 1994), of the participatory type (Brandão, 1987; Brandão and Borges, 2007), aiming for close interaction with the study participants. Data collection involved participant observation of classes, conducting interviews, and implementing interventions with writing activities. The results provide some clues about the acquisition of the alphabetical writing system through spontaneous writing, revealing that this is not a simple task. It is concluded, in agreement with Ferreiro (2007), that through the representations of the investigated students, it is possible to assess their understanding of learning levels and how they materialize their conceptions about the writing system, observing the evolution of learning stages through writing hypotheses. The representations of the writings also served to recognize that the monitored students have the ability to perform cognitive operations on writing, meaning they work with written language, think about it, and build hypotheses about how the act of writing occurs. These factors are understood through the corrections made during writing and the changes in sentence representation between interventions. Additionally, the analysis reveals the presence of social exclusion marks among all three interviewed students, whether through low self-esteem, feelings of guilt, negative understanding of mistakes, impoverished self-view, or their learning capacity. Finally, the analyses indicate the importance of understanding the daily actions directed by writing and deepening the investigation into its acquisition phases, so that spontaneous productions are diverse in terms of form and complexity, complemented by monitoring the strategies adopted by the teacher. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Observação participante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Título: dc.title | “Tentei fazer, mas ‘garrei’(sic). Vou fazer essa não” : apropriação do sistema de escrita alfabética na educação de adultos. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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