
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Peixoto | - |
| Autor(es): dc.creator | Gualda, Nicolau Dionísio Fares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4373 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14295/transportes.v17i1.76 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001936 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho é apresentada uma versão estendida do método ArcGen, denominada ArcGenX, a qual corresponde a uma incorporação de arcos de auto-atribuição à rede representativa do problema de programação de veículos. O método ArcGen, na forma originalmente apresentada pelos autores, consiste em representar o Problema de Programação de Veículos (PPV) como um problema de circulação numa rede capacitada e resolvê-lo utilizando o algoritmo Out-of-Kilter associado a um processo de geração de arcos. A extensão proposta permite identificar viagens previstas na tabela de horários, cuja eliminação leva à redução da frota de veículos e dos custos operacionais envolvidos. Também permite realizar análises de sensibilidade advindas da flexibilização dos tempos de parada nos terminais. Exemplos de aplicação a casos reais de empresas brasileiras de ônibus são apresentados, com detalhes sobre as consequências para a programação dos veículos e as reduções da frota. | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents an extended version of the ArcGen method, called ArcGenX, that incorporates self-attribution arcs to the network representing the vehicle scheduling problem. The method ArcGen, in its original form presented by the authors, consists of representing the Vehicle Scheduling Problem (VSP) as a circulation problem related to a capacitated network and solving it with an arc generation procedure associated to the Out-of-Kilter Algorithm. The proposed extension allows to identifying the fleet and operational costs reduction that can be achieved by eliminating some specific trips of the original timetable. It also allows for sensitivity analyses related to terminal time flexibility. The proposed method was applied to real Brazilian bus cases. Details on the analyses and on the consequences to the vehicle schedules and to fleet reductions are presented. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev.2017. | - |
| Título: dc.title | O método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: