Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Meiry Edivirges | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Lucas Resende Dutra | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Ângela Leão | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Tânia Márcia Sacramento | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Neto, Leonel Antônio da | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Andréa Mendes do | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Viviane Martins Rebello dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:04:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:04:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001913 | - |
Descrição: dc.description | Em nossa prática docente, notamos com frequência, o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual se estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino dessa disciplina poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas e adotando-se abordagens interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o presente trabalho visa propor práticas de ensino de química que fortaleçam a motivação dos estudantes de Ciências Biológicas. Com esse objetivo, selecionamos experimentos para serem desenvolvidos em aulas de caráter prático, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as intervenções propostas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre preceitos relativos àquele campo do conhecimento e o seu curso de Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | In our teaching practice, students often question why they study Chemistry. It is important to emphasize that the motivation for teaching this discipline can be achieved by abandoning classes based only on memorizing names and formulas, making them linked in contextualizations and concepts of the student's daily life. Given this situation, we consider it important to transform this reality, through a teaching based on a contextualized approach for Biology students. Thus, the present work aims to propose contextualized practices of organic chemistry that strengthen the motivation of biology students. For this purpose, we selected organic chemistry experiments to be developed in practical classes, offered to students of the Biological Sciences course at the Federal University of Ouro Preto. The experiments were tested by the monitor and those that presented satisfactory experimental results were administered to such students. At the end of the class, students answered a questionnaire, which assessed their degree of satisfaction with the modified and contextualized practices. We observed that 50% of students reported a greater interest in Organic Chemistry after the practices were modified and contextualized, as they had a perception of the relationship between organic Chemistry and their Biology course. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiments | - |
Título: dc.title | Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia. | - |
Título: dc.title | Contextualized proposals of organic chemistry practices for the teaching of biology. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: