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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Bomfim, Duanne Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Flávia Emily Viegas dos | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Marco Antônio Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:03:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:03:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19564 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001807 | - |
Descrição: dc.description | Durante a pandemia da covid-19 o processo educacional precisou ser repensando nas diferentes modalidades de ensino. E no que diz respeito ao processo de alfabetização, principalmente associado ao atendimento dos alunos com deficiência, desafios e possibilidades podem ser encontrados. Considerando o cenário posto, este estudo objetivou apresentar um panorama do processo de escolarização das crianças público da educação especial em turmas de alfabetização das escolas de ensino comum em 21 municípios do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali realizada a partir da aplicação de questionário com questões fechadas e abertas correlacionadas ao processo de alfabetização e inclusão da criança com deficiência. Os dados foram tratados por meio de programa de estatística e a análise se deu a partir de figuras, gráficos e tabelas gerados, realizando correlações e verificações de frequência das respostas, estabelecendo um panorama geral da pesquisa. Os resultados evidenciaram a ampla demanda de processos de ensino e de aprendizagem de alunos da educação especial nas turmas comuns, a emergência da oferta de diferentes recursos e serviços à este público, bem como as fragilidades no Atendimento Educacional Especializado. É possível considerar que a pandemia reforçou as desigualdades no processo educacional, bem como sinalizou a necessidade de se construir estratégias para um caminho educacional mais inclusivo. | - |
Descrição: dc.description | During the Covid-19 pandemic, the educational process needed to be rethought across different teaching modalities. And with regard to the literacy process, mainly associated with serving students with disabilities, challenges and possibilities can be found. Considering the scenario presented, this study aimed to present an overview of the schooling process of public special education children in literacy classes at regular schools in 21 municipalities in the state of Minas Gerais. This is a quantitative and qualitative research carried out using a questionnaire with closed and open questions correlated to the process of literacy and inclusion of children with disabilities. The data was processed using a statistics program and the analysis was based on generated figures, graphs and tables, performing correlations and checking the frequency of responses, establishing a general overview of the research. The results highlighted the broad demand for teaching and learning processes for special education students in regular classes, the emergence of the supply of different resources and services to this public, as well as the weaknesses in Specialized Educational Service. It is possible to consider that the pandemic reinforced inequalities in the educational process, as well as signaling the need to build strategies for a more inclusive educational path. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Título: dc.title | Pandemia da COVID-19 : panorama do atendimento a crianças com deficiência nas turmas de alfabetização em escolas municipais do estado de Minas Gerais. | - |
Título: dc.title | COVID-19 pandemic : disabilities’s children service overview in municipal school’s literacy classes in Minas Gerais state. | - |
Título: dc.title | Pandemia COVID-19 : panorama de la atención a niños con discapacidad en clases de alfabetización en escuelas municipales del estado de Minas Gerais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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