Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFranco, Marco Antônio Melo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcilene Magalhães da-
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:03:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:03:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11388-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001785-
Descrição: dc.descriptionNas propostas educacionais que privilegiam equidade e igualdade de oportunidades entre os diferentes sujeitos, pretende-se que a concepção de inclusão contribua para superar atitudes de indiferença e intolerância, estabelecendo uma disposição para a construção de culturas que respeitem e valorizem as diferenças humanas. Este estudo busca analisar como a política institucional de apoio aos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Ouro Preto e um dos projetos extensionistas no campo da inclusão, desenvolvidos no Departamento de Educação, colaboram para o fortalecimento de uma postura inovadora e inclusiva. Essas ações institucionais e acadêmicas apontam para a necessidade de refletir sobre a função social das universidades e a constituição de um espaço formativo mais inclusivo.-
Descrição: dc.descriptionIn the educational proposals that favour equity and equal opportunities among the different individuals, it is intended that the concept of inclusion contribute to overcome attitudes of indifference and intolerance by establishing a willingness to construct cultures that respect and value human differences. This study aims to analyse how the institutional policy of support to students with disabilities of the Federal University of Ouro Preto and also one of the extension projects in the field of inclusion, developed in the Department of Education, contribute to the strengthening of an innovative and inclusive posture. These institutional and academic actions indicate the need of reflection on the social function of universities and the constitution of a more inclusive formative space.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1148>. Acesso em: 25 mar 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza superior-
Palavras-chave: dc.subjectInclusión-
Palavras-chave: dc.subjectInnovación pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleInclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.-
Título: dc.titleInclusion and pedagogical innovation : policies and practices for formation in higher education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.