
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Franco, Marco Antônio Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marcilene Magalhães da | - |
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:03:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:03:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11388 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001785 | - |
| Descrição: dc.description | Nas propostas educacionais que privilegiam equidade e igualdade de oportunidades entre os diferentes sujeitos, pretende-se que a concepção de inclusão contribua para superar atitudes de indiferença e intolerância, estabelecendo uma disposição para a construção de culturas que respeitem e valorizem as diferenças humanas. Este estudo busca analisar como a política institucional de apoio aos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Ouro Preto e um dos projetos extensionistas no campo da inclusão, desenvolvidos no Departamento de Educação, colaboram para o fortalecimento de uma postura inovadora e inclusiva. Essas ações institucionais e acadêmicas apontam para a necessidade de refletir sobre a função social das universidades e a constituição de um espaço formativo mais inclusivo. | - |
| Descrição: dc.description | In the educational proposals that favour equity and equal opportunities among the different individuals, it is intended that the concept of inclusion contribute to overcome attitudes of indifference and intolerance by establishing a willingness to construct cultures that respect and value human differences. This study aims to analyse how the institutional policy of support to students with disabilities of the Federal University of Ouro Preto and also one of the extension projects in the field of inclusion, developed in the Department of Education, contribute to the strengthening of an innovative and inclusive posture. These institutional and academic actions indicate the need of reflection on the social function of universities and the constitution of a more inclusive formative space. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1148>. Acesso em: 25 mar 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusión | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Innovación pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior. | - |
| Título: dc.title | Inclusion and pedagogical innovation : policies and practices for formation in higher education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: