The movement of the constitution of the identity of a mathematics teachers' educator : evidence based on two preceptors' role in the Pedagogical Residency Program.

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Autor(es): dc.creatorFaria, Robson Alves-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:03:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:03:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20759-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.17648/acta.scientiae.XXXX-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001776-
Descrição: dc.descriptionBackground: In the Pedagogical Residency Program, preceptors are basic education teachers who accompany teaching degree students, known as residents, in activities performed in the school environment. Objective: To investigate the performance of preceptors during their insertion in the Pedagogical Residency Program to understand its repercussions on the movement of constituting the identity of mathematics teacher educators. Design: This study is characterised by being of a qualitative nature. Data collection and analysis: Semi-structured interviews. Setting and participants: Two mathematics preceptors from the Pedagogical Residency Program. Results: The interviews were transcribed and analysed in light of the characterisation of the professional identity of a teacher who teaches mathematics, as proposed by Cyrino (2017). Conclusions: This characterisation was found to be close to that of the identity of the educator of the teacher who teaches mathematics.-
Descrição: dc.descriptionNo Programa Residência Pedagógica, os preceptores são professores da educação básica que acompanham os alunos das licenciaturas, denominados de residentes, nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Objetivo: Investigar a atuação dos preceptores durante sua inserção no Programa Residência Pedagógica para compreender as repercussões dela no movimento de constituição da identidade de formador de professores de matemática. Design: Este estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa. Coleta e análise de dados: Entrevistas semiestruturadas. Ambiente e participantes: Dois preceptores de matemática do Programa Residência Pedagógica. Resultados: Após transcrição das entrevistas, elas foram analisadas à luz da caracterização da identidade profissional do professor que ensina matemática, proposta por Cyrino (2017). Conclusões: Constatouse uma aproximação entre essa caracterização e a identidade de formador do professor que ensina matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Residency Program-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics preceptor-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity of a mathematics teacher’s educator-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Título: dc.titleThe movement of the constitution of the identity of a mathematics teachers' educator : evidence based on two preceptors' role in the Pedagogical Residency Program.-
Título: dc.titleO movimento de constituição da identidade de formador de professores de matemática : indícios a partir da atuação de dois preceptores no Programa Residência Pedagógica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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