
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faria, Robson Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:03:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:03:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20759 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.XXXX | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001776 | - |
| Descrição: dc.description | Background: In the Pedagogical Residency Program, preceptors are basic education teachers who accompany teaching degree students, known as residents, in activities performed in the school environment. Objective: To investigate the performance of preceptors during their insertion in the Pedagogical Residency Program to understand its repercussions on the movement of constituting the identity of mathematics teacher educators. Design: This study is characterised by being of a qualitative nature. Data collection and analysis: Semi-structured interviews. Setting and participants: Two mathematics preceptors from the Pedagogical Residency Program. Results: The interviews were transcribed and analysed in light of the characterisation of the professional identity of a teacher who teaches mathematics, as proposed by Cyrino (2017). Conclusions: This characterisation was found to be close to that of the identity of the educator of the teacher who teaches mathematics. | - |
| Descrição: dc.description | No Programa Residência Pedagógica, os preceptores são professores da educação básica que acompanham os alunos das licenciaturas, denominados de residentes, nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Objetivo: Investigar a atuação dos preceptores durante sua inserção no Programa Residência Pedagógica para compreender as repercussões dela no movimento de constituição da identidade de formador de professores de matemática. Design: Este estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa. Coleta e análise de dados: Entrevistas semiestruturadas. Ambiente e participantes: Dois preceptores de matemática do Programa Residência Pedagógica. Resultados: Após transcrição das entrevistas, elas foram analisadas à luz da caracterização da identidade profissional do professor que ensina matemática, proposta por Cyrino (2017). Conclusões: Constatouse uma aproximação entre essa caracterização e a identidade de formador do professor que ensina matemática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Residency Program | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics preceptor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identity of a mathematics teacher’s educator | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Título: dc.title | The movement of the constitution of the identity of a mathematics teachers' educator : evidence based on two preceptors' role in the Pedagogical Residency Program. | - |
| Título: dc.title | O movimento de constituição da identidade de formador de professores de matemática : indícios a partir da atuação de dois preceptores no Programa Residência Pedagógica. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: