Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomides, Lindisley Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Lazzaroni, Júlio Henrique Dutra Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Cupertino, Marli do Carmo | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha Filho, Iram Borges de Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Raphael Sales | - |
Autor(es): dc.creator | Dias Júnior, Sebastião Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Virgínia Maria Motta de | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Leonardo Brandão | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Rodrigo Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:03:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:03:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14081 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001734 | - |
Descrição: dc.description | Introduction. The role of meditation on different aspects of human neurobiology has received greater attention from the scientific community in recent years. Objective. This article aims to investigate the impacts of meditative practice on memory and on the teaching-learning process. Methods. A literature review with a defined search strategy was carried out in the PubMed and Scielo databases, using the descriptors of the MeSH and Boolean operators, in the following terms: “Meditation” AND “Memory” and “Meditation” AND “learning”, in English and Portuguese. Studies focusing on the role of meditation in the teaching-learning processes and in the neurobiologist aspects of memory were included. Results and discussion. The information obtained was organized into three sections: (1) basic concepts for the study of memory; (2) neural mechanisms of memory and learning, and (3) the practice of meditation, including the effects on memory and teaching-learning processes. Conclusion. The beneficial effects of meditative practice on the construction of teaching-learning processes were described, with emphasis on improving emotional balance, reducing stress and anxiety, in addition to increasing concentration, factors that promote the consolidation of long-term memory and, thus, help in the construction of learning. | - |
Descrição: dc.description | Introdução. O papel da meditação sobre distintos aspectos da neurobiologia humana tem recebido maior atenção da comunidade científica, nos últimos anos. Objetivo. O presente artigo tem por objetivo investigar os impactos da prática meditativa sobre a memória e sobre o processo ensino-aprendizagem. Métodos. Procedeu-se revisão da literatura com estratégia de busca definida no PubMed e no Scielo, utilizando os descritores da plataforma MeSH e operadores booleanos, com os seguintes termos: “Meditation” AND “Memory” e “Meditation” AND “learning”, em inglês e português. Foram incluídos estudos dirigidos ao papel da meditação nos processos de ensino-aprendizagem e nos aspectos neurobiólogos da memória. Resultados e discussão. As informações obtidas foram organizadas em três seções: (1) conceitos básicos para o estudo da memória; (2) mecanismos neurais da memória e da aprendizagem e (3) a prática da meditação, incluindo os efeitos sobre a memória e o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão. Os efeitos benéficos da prática meditativa sobre a construção dos processos ensino-aprendizagem, com destaque para o aprimoramento do equilíbrio emocional, da redução do estresse e da ansiedade, foram descritos, além do incremento da capacidade de concentração, fatores que favorecem a consolidação da memória de longo prazo e, assim, auxiliam na construção do aprendizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Título: dc.title | Meditation, memory and learning : neurobiological studies. | - |
Título: dc.title | Meditação, memória e aprendizagem : estudos neurobiológicos. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: