Tornando-me uma professora de matemática de surdos : uma investigação sobre a própria prática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSimões, Nara de Freitas-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:03:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:03:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20679-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9074-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001733-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta uma pesquisa que aborda as reflexões de uma professora de Matemática a respeito de sua própria prática enquanto busca transformá-la em uma prática pedagógica inclusiva. Paralelamente, observa-se a constituição de uma identidade docente como professora de Matemática de surdos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se no contexto de uma escola bilíngue voltada para surdos. Fundamentada na literatura sobre Educação Matemática Inclusiva, envolveu a produção de um diário de campo da pesquisadora, subsidiado por observações e gravações em vídeo de aulas ministradas em uma classe do oitavo ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam a potência das reflexões sistemáticas sobre a própria prática como catalizadoras do desenvolvimento profissional e da constituição de uma identidade profissional associada ao ensino de surdos.-
Descrição: dc.descriptionThe article is grounded in a Mathematics teacher’s reflections about her practice while seeking to transform it into an inclusive pedagogical practice. Through this process, the formation of a teaching identity as a Mathematics teacher for deaf students was also observed. This qualitative research was carried out in the context of a bilingual school focused on deaf students. Based on the literature on Inclusive Mathematics Education, the researcher produced a field diary, supported by observations and video recordings of Mathematics classes for the 8th grade of the Brazilian Middle School Education level. The results highlight the power of systematic reflections on one’s own practice as catalysts for professional development and the constitution of a professional identity associated with the teaching of deaf students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista NUPEM permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5083>. Acesso em: 17ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa sobre a própria prática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática para surdos-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade profissional docente-
Título: dc.titleTornando-me uma professora de matemática de surdos : uma investigação sobre a própria prática.-
Título: dc.titleBecoming a mathematics teacher for deaf students : an investigation about one’s own practice.-
Título: dc.titleConvirtiéndome en profesora de matemáticas de sordo : una investigación sobre la propia práctica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.