Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Simões, Nara de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:03:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:03:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20679 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001733 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta uma pesquisa que aborda as reflexões de uma professora de Matemática a respeito de sua própria prática enquanto busca transformá-la em uma prática pedagógica inclusiva. Paralelamente, observa-se a constituição de uma identidade docente como professora de Matemática de surdos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se no contexto de uma escola bilíngue voltada para surdos. Fundamentada na literatura sobre Educação Matemática Inclusiva, envolveu a produção de um diário de campo da pesquisadora, subsidiado por observações e gravações em vídeo de aulas ministradas em uma classe do oitavo ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam a potência das reflexões sistemáticas sobre a própria prática como catalizadoras do desenvolvimento profissional e da constituição de uma identidade profissional associada ao ensino de surdos. | - |
Descrição: dc.description | The article is grounded in a Mathematics teacher’s reflections about her practice while seeking to transform it into an inclusive pedagogical practice. Through this process, the formation of a teaching identity as a Mathematics teacher for deaf students was also observed. This qualitative research was carried out in the context of a bilingual school focused on deaf students. Based on the literature on Inclusive Mathematics Education, the researcher produced a field diary, supported by observations and video recordings of Mathematics classes for the 8th grade of the Brazilian Middle School Education level. The results highlight the power of systematic reflections on one’s own practice as catalysts for professional development and the constitution of a professional identity associated with the teaching of deaf students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista NUPEM permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5083>. Acesso em: 17ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa sobre a própria prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática para surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional docente | - |
Título: dc.title | Tornando-me uma professora de matemática de surdos : uma investigação sobre a própria prática. | - |
Título: dc.title | Becoming a mathematics teacher for deaf students : an investigation about one’s own practice. | - |
Título: dc.title | Convirtiéndome en profesora de matemáticas de sordo : una investigación sobre la propia práctica. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: