
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Boulhosa, Fabiano José da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Renato da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-20T15:42:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-20T15:42:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia docente para adaptação da avaliação por competências no estágio em fisioterapia: personalização com justiça, ética e inclusão | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001632 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Compreender e acolher a diversidade de trajetórias dos estudantes é um dos maiores desafios - e compromissos - da prática docente contemporânea. No contexto do estágio supervisionado em Fisioterapia, onde se cruzam teoria, técnica e atitude profissional, a avaliação não deve ser uma barreira, mas sim uma ponte que promove o desenvolvimento, a inclusão e o aprendizado. Este guia foi construído com base em princípios éticos, pedagógicos e institucionais para orientar os docentes na adaptação responsável e sensível do Instrumento de Avaliação Discente por Competências. Ele não propõe flexibilizações arbitrárias, mas sim estratégias coerentes e fundamentadas que garantam que todos os estudantes - inclusive aqueles acompanhados pelo SAE ou que enfrentam desafios pontuais - tenham reais oportunidades de demonstrar suas competências clínicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,97 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia Docente para Adaptação da Avaliação por Competências no Estágio em Fisioterapia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Doutorado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GUIA DOCENTE PARA ADAPTAÇÃO - ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA.pdf | guia docente | 7.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001632/1/GUIA DOCENTE PARA ADAPTAÇÃO - ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: