A PELE DO LADO: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO RACISMO ESCOLAR A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A BRANQUITUDE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSales Neto, Paulo Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-20T13:22:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-20T13:22:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Paulo Roberto_Sales Neto_ dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001628-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas de racismo nas estruturas da branquitude, a partir de uma análise sociológica no cotidiano de uma escola pública. Trata-se de uma análise sociológica do fenômeno do racismo a partir dos privilégios da branquitude, no cotidiano dos estudantes de uma escola pública. Busca-se compreender como esses privilégios operam e interferem dentro e fora do ambiente escolar. O racismo é uma prática que atravessa todas as instituições sociais. Ele afeta, constrói, performatiza atos, discursos, atitudes e comportamentos dos indivíduos na sociedade brasileira. Esta pesquisa visa analisar os diversos efeitos que o racismo estrutural afeta os indivíduos, e, em especial, na juventude escolar. Trata-se de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa. Os(as) sujeitos(as) da pesquisa incluem o corpo discente que compõem o cotidiano da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco das Chagas Vasconcelos (EEEPFCV), localizada no município de Santana do Acaraú/CE. Esta instituição pública de ensino é o espaço onde realizo minhas práticas docentes, como professor da disciplina de História. Destaco aqui a minha dupla condição, como pesquisador e professor, o que me possibilitou realizar uma pesquisa relevante por meio de um Estudo de Caso. A metodologia incluiu a observação participante, técnicas de trabalhos em grupo (como oficinas de artes e máscaras) com intervenção na escola, e a aplicação de questionários. Também organizei um material para a realização de sequência didática com base nos dados coletados durante a pesquisa. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos, resenhas, documentos e outras fontes relevantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRacismo, Branquitude, educação antirracista, educação escolar.pt_BR
Título: dc.titleA PELE DO LADO: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO RACISMO ESCOLAR A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A BRANQUITUDEpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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