Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE PAIVA, LUIZA BETE ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-19T19:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-19T19:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Produto pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001581 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Jane Vanini, em Cáceres, e analisa como os lugares de memória de Reserva do Cabaçal, em Mato Grosso, podem contribuir para o ensino de História, especialmente para o ensino da história local, na Educação Básica. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e participante, com abordagem qualitativa, as fontes foram analisadas. As fontes de pesquisa incluem livros, artigos, teses, relatórios, fotografias, mapas, cartas, notícias de jornais, atas, registros de matrículas escolares, registros paroquiais, acervos documentais, decretos, textos (poemas, poesias, letras de música, discursos políticos) e um questionário com perguntas abertas. Para a realização da pesquisa e construção dos dados a serem analisados, foram realizadas oficinas com alunos do 7o ano com a aplicação de atividades que estimularam o interesse pelo estudo dos lugares de memória, os quais são compreendidos a partir da definição de Pierre Nora (1993). O objetivo é compreender como determinados lugares de memória de Reserva do Cabaçal, em Mato Grosso, podem contribuir para o ensino de história. O produto pedagógico que possibilitou a escrita desta dissertação é a elaboração de uma sequência didática sobre história local, contendo sugestões de atividades aos professores de história do Ensino Fundamental da educação básica. As análises aqui elaboradas levam em conta os conceitos de “consciência histórica” de Rüsen (2001); “lugares de memória” de Pierre Nora (1993), “representação” de Roger Chartier (1990), “Lugar” de Michel de Certeau (1998), “ensino de história” de Bittencourt (2009-2019), “história local” de Barros (2009), “memória individual” e “memória coletiva” de Halbwachs (2003) e “colonização” de Barrozo (2010-2017). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,35 e 1,76 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM RESERVA DO CABAÇAL, MATO GROSSO (1969 – 2023): UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR DEMÉTRIO PEREIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luiza Bete - PRODUTO PEDAGÓGICO.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001581/2/Luiza Bete - PRODUTO PEDAGÓGICO.pdfDownload | |
LUIZA_BETE - Dissertação.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001581/3/LUIZA_BETE - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons