Integração de grandes modelos de linguagem no ensino de História: uma iniciativa de capacitação de professores de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWeiler, Henrique Zielke Pedrolo-
Autor(es): dc.contributor.authorRemedi, José Martinho Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-16T02:02:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-16T02:02:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherIntegração de Grandes Modelos de Linguagem no Ensino de História: Uma Iniciativa de Capacitação de Professores de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001554-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), polo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, nível de Mestrado, na linha de pesquisa "Saberes Históricos no Espaço Escolar", investiga a integração de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) no ensino de História. O estudo tem como objetivo capacitar professores para o uso crítico e eficaz da Inteligência Artificial (IA) na prática pedagógica, considerando os desafios e oportunidades dessa tecnologia. A pesquisa examina o estado atual do ensino de História na era digital, com ênfase na literacia digital e na formação docente para o uso de IA. Como principal produto, apresenta um guia prático para a implementação de LLMs em sala de aula, oferecendo exemplos de prompts estruturados para diferentes abordagens didáticas. Além disso, discute estratégias para avaliar o impacto do uso da IA na aprendizagem e preservar o papel central do professor no processo educativo. A dissertação propõe uma abordagem inovadora, alinhada às demandas contemporâneas da educação histórica, e reforça a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a autonomia docente no uso de novas tecnologias.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrandes Modelos de Linguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectConversational Frameworkpt_BR
Título: dc.titleIntegração de grandes modelos de linguagem no ensino de História: uma iniciativa de capacitação de professores de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons