
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina UFSC | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Friedel, Caroline | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vanderlinde da Silva, André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-18T13:06:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-18T13:06:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Ensino do conceito de Área através da Resolução de Problemas | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001544 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado a partir da pesquisa da dissertação de Caroline Friedel, intitulada "O Ensino do conceito de Área através da Resolução de Problemas", orientada pelo Professor Dr. André Vanderlinde da Silva, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Este produto é classificado como um material didático e contempla uma proposta de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas direcionada para o Ensino do conceito de Áreas. Esta proposta foi aplicada em uma turma de 8º ano de uma escola pública do município de Rio do Sul, Santa Catarina. Este material apresenta uma sequência didática composta de seis problemas que envolvem o ensino de áreas dos seguintes polígonos: quadrado, retângulo, paralelogramo, triângulo, losango e trapézio. Ao finalizar a aplicação dos problemas apresentamos uma proposta de atividade que propõe a elaboração de problemas pelos estudantes. O principal objetivo deste material é auxiliar os professores na implementação dessa proposta em sala de aula, especialmente em relação ao tema Áreas. Espera-se, com essa leitura, que você, professor, compreenda a importância de promover o desenvolvimento conceitual das formulas de cálculo de áreas com os estudantes. Além disso, é esperado que a leitura possa esclarecer eventuais dúvidas em relação à implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, proporcionando valiosas orientações para integrá-la à sua prática diária em sala de aula. Este material não é apenas um recurso, é um convite para você, professor, transformar a experiência de aprendizado matemático. Desafie-se a torná-la envolvente e significativa por meio da prática da Resolução de Problemas. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.387 KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Áreas de Figuras Planas | - |
| Título: dc.title | EXPLORANDO O ENSINO DE ÁREAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - UFSC Blumenau | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons