EXPLORANDO O ENSINO DE ÁREAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC-
Autor(es): dc.contributor.authorFriedel, Caroline-
Autor(es): dc.contributor.authorVanderlinde da Silva, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-18T13:06:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-18T13:06:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-28-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino do conceito de Área através da Resolução de Problemas-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001544-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado a partir da pesquisa da dissertação de Caroline Friedel, intitulada "O Ensino do conceito de Área através da Resolução de Problemas", orientada pelo Professor Dr. André Vanderlinde da Silva, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Este produto é classificado como um material didático e contempla uma proposta de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas direcionada para o Ensino do conceito de Áreas. Esta proposta foi aplicada em uma turma de 8º ano de uma escola pública do município de Rio do Sul, Santa Catarina. Este material apresenta uma sequência didática composta de seis problemas que envolvem o ensino de áreas dos seguintes polígonos: quadrado, retângulo, paralelogramo, triângulo, losango e trapézio. Ao finalizar a aplicação dos problemas apresentamos uma proposta de atividade que propõe a elaboração de problemas pelos estudantes. O principal objetivo deste material é auxiliar os professores na implementação dessa proposta em sala de aula, especialmente em relação ao tema Áreas. Espera-se, com essa leitura, que você, professor, compreenda a importância de promover o desenvolvimento conceitual das formulas de cálculo de áreas com os estudantes. Além disso, é esperado que a leitura possa esclarecer eventuais dúvidas em relação à implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, proporcionando valiosas orientações para integrá-la à sua prática diária em sala de aula. Este material não é apenas um recurso, é um convite para você, professor, transformar a experiência de aprendizado matemático. Desafie-se a torná-la envolvente e significativa por meio da prática da Resolução de Problemas.-
Tamanho: dc.format.extent2.387 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas de Figuras Planas-
Título: dc.titleEXPLORANDO O ENSINO DE ÁREAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - UFSC Blumenau-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Curso-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons