História de passarinho: narrativas constituídas a partir dos voos e sobrevoos das infâncias e das crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Daniella Borges de Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-14T19:58:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-14T19:58:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-14-
identificador: dc.identifier.otherHistória de passarinho: narrativas constituídas a partir dos voos e sobrevoos das infâncias e das criançaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001523-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em formato de e-book, intitulado História de Passarinho: narrativas constituídas a partir dos voos e sobrevoos das infâncias e das crianças, apresenta, por meio de registros narrativos e visuais, os resultados de uma investigação sobre a prática pedagógica da autora no contexto da Educação Infantil. O trabalho foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), no ano de 2024, sendo parte integrante da dissertação intitulada Educação infantil entre narrativas e poemas: a literatura como espaço de fruição e de constituição da linguagem oral e escrita. O e-book sistematiza as experiências vivenciadas por crianças, famílias e educadores em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Goiânia, por meio de um plano de ação que envolveu contação de histórias, leitura de poemas e atividades estéticas e lúdicas, com o objetivo de promover o letramento literário e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. As ações pedagógicas foram organizadas a partir da leitura de obras literárias como O ovo, de Milton Célio de Oliveira Filho; Cantigas por um passarinho à toa, de Manoel de Barros; Passarinhando, de Natália Sá Cavalcante; Para que serve um livro?, de Chloé Legeay; Estamos no livro errado!, de Richard Byrne; e Eu sou tímido, de Elisabeth Longridge. Inspirado em uma abordagem de pesquisa-ação, o material valoriza as infâncias e os processos de criação coletiva, reafirmando o papel da literatura como instrumento de mediação na formação do sujeito leitor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.160 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas literáriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Título: dc.titleHistória de passarinho: narrativas constituídas a partir dos voos e sobrevoos das infâncias e das criançaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons