CORPOREIDADE em foco: Proposta de Percurso de Aprofundamento para a Educação Física no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí - UESPIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Fabíola Pacheco dos Santos Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-06T13:08:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-06T13:08:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-10-
identificador: dc.identifier.otherCorporeidadeEmFocopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001342-
Resumo: dc.description.abstractEste Recurso Educacional é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “O ‘lugar’ da Educação Física no Novo Ensino Médio: percursos docentes no processo de implementação no município de Wall Ferraz-PI” desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), ofertado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e que apresenta como um dos requisitos para conclusão do curso a elaboração de um material que dialogue com os saberes produzidos pela pesquisa científica e com os saberes da prática pedagógica em Educação Física no âmbito escolar. A pesquisa desenvolvida no contexto do processo de implementação do Novo Ensino Médio, com a Educação Física sendo impactada durante todo o processo, levou-nos a pensar na propositura deste Recurso Educacional, que considerando a especificidade da Educação Física enquanto componente curricular, a sua luta por reconhecimento e valorização no currículo escolar, percebe-se a necessidade desta desmistificar-se do viés biológico no trato com a essência maior do seu objeto de estudo: o corpo. Considerando as prerrogativas do processo educacional, influenciado pelos movimentos de uma sociedade em constante transformação, é muito importante que nós, professores, tenhamos em nossas mãos diferentes recursos e estratégias que possam trazer orientações para uma prática pedagógica que esteja em consonância com os ideais de estudante que se pretende formar na contemporaneidade. Neste contexto, este material refere-se à materialização de um conjunto de Temáticas que aborda conteúdos da Educação Física no Ensino Médio sob a ótica da Corporeidade. O objetivo deste material é construir um arcabouço facilitador, uma ferramenta que possa auxiliar a prática docente no desenvolvimento da Corporeidade na forma de um Percurso de Aprofundamento para as aulas de Educação Física no Ensino Médio. Para tanto, se baseia na concepção da formação humana integral enquanto princípio da Educação, que se encontra pleiteada tanto pelo Currículo do Piauí (Piauí, 2021) quanto pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), documentos que normatiza a educação piauiense e brasileira como um todo, respectivamente. O Recurso didático-pedagógico em questão organiza-se por meio de um núcleo teórico cujo objetivo é justificar a Corporeidade como um Percurso de Aprofundamento a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e um núcleo prático na forma de Proposições Didáticas que se utilizam de diferentes metodologias, como: aulas expositivas dialogadas, atividades práticas, apresentação de trabalhos, debates, roda de conversa, dinâmicas, seminários, dentre outras, para instrumentalização das propostas. Os temas propostos circundam saberes que correlacionam o Corpo e as Práticas Corporais com vista à integração humana nas dimensões: física-motora, afetiva-relacional, mental-cognitiva e sócio-histórico-cultural, tal como preconiza a Corporeidade. Nesta perspectiva, espera-se que este material possa contribuir de maneira significativa para construção de práticas que sejam relevantes para o professor e, consequentemente, tragam aprendizagens significativas aos estudantes, levando-os à formação humana na sua integralidade, tal como preconiza os documentos norteadores da Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.517KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPercurso de Aprofundamentopt_BR
Título: dc.titleCORPOREIDADE em foco: Proposta de Percurso de Aprofundamento para a Educação Física no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Física em Rede - UNESP/UESPIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROEF

Arquivos associados:
RECURSO EDUCACIONAL - Fabiola Pacheco.pdfEste Recurso Educacional é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “O ‘lugar’ da Educação Física no Novo Ensino Médio: percursos docentes no processo de implementação no município de Wall Ferraz-PI” desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), ofertado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e que apresenta como um dos requisitos para conclusão do curso a elaboração de um material que dialogue com os saberes produzidos pela pesquisa científica e com os saberes da prática pedagógica em Educação Física no âmbito escolar.6,52 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1001342/2/RECURSO EDUCACIONAL - Fabiola Pacheco.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons