SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Capacitação EAD - Acolhimento Humanizado para Coleta do Exame Papanicolau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Jaqueline Maria Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Thiago José Matos-
Autor(es): dc.contributor.authorWanderley, Flávia Accioly Canuto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-01T19:17:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-01T19:17:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CAPACITAÇÃO EAD - Acolhimento humanizado para coleta do exame Papanicolaupt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001242-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando o contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS) como política e premissa teórica que orienta e facilita as especialidades em enfermagem e, onde o enfermeiro busca educação profissional contínua, desenvolvimento pessoal e autoconsciência para definir seu papel como intermediário e facilitador de saúde (MATTOS et al., 2018; NOGUEIRA et al., 2018), esta sequência didática (SD) apresenta a proposta de um modelo de capacitação sobre acolhimento humanizado para coleta do exame Papanicolau. Uma SD bem planejada permite que o conteúdo seja apresentado de forma lógica e coerente, permitindo compreensão e, ainda, que os alunos possam aplicar os conceitos de forma eficaz. Além disso, uma estrutura clara e bem organizada ajuda a manter a atenção e o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais vivo e interessante. Esta proposta de SD em conjunto com seu plano de ensino foi elaborada a partir da adaptação da proposta de De Barros, Wyszomirska e Lucena (2021). Ambos foram planejados e estruturados para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e incluem dentre suas estratégias pedagógicas estudos clínicos, atividades para fixação, leituras críticas de artigos, material de apoio e acesso a Recursos Educacionais Abertos (REAs). Tanto o plano de ensino como a sequência didática e os REAs sugeridos tiveram seu conteúdo validado pela banca de defesa da dissertação “Conhecimento e atitude de enfermeiros sobre a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), o câncer no colo do útero e a vacina anti-HPV”, da mestra Jaqueline Maria Silva dos Santos, em 2023.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent123KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHPVpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinfecções por papilomavíruspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação permanentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeirospt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA - Capacitação EAD - Acolhimento Humanizado para Coleta do Exame Papanicolaupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons