
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Jaqueline Maria Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Thiago José Matos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Wanderley, Flávia Accioly Canuto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-01T19:17:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-01T19:17:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CAPACITAÇÃO EAD - Acolhimento humanizado para coleta do exame Papanicolau | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001242 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Considerando o contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS) como política e premissa teórica que orienta e facilita as especialidades em enfermagem e, onde o enfermeiro busca educação profissional contínua, desenvolvimento pessoal e autoconsciência para definir seu papel como intermediário e facilitador de saúde (MATTOS et al., 2018; NOGUEIRA et al., 2018), esta sequência didática (SD) apresenta a proposta de um modelo de capacitação sobre acolhimento humanizado para coleta do exame Papanicolau. Uma SD bem planejada permite que o conteúdo seja apresentado de forma lógica e coerente, permitindo compreensão e, ainda, que os alunos possam aplicar os conceitos de forma eficaz. Além disso, uma estrutura clara e bem organizada ajuda a manter a atenção e o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais vivo e interessante. Esta proposta de SD em conjunto com seu plano de ensino foi elaborada a partir da adaptação da proposta de De Barros, Wyszomirska e Lucena (2021). Ambos foram planejados e estruturados para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e incluem dentre suas estratégias pedagógicas estudos clínicos, atividades para fixação, leituras críticas de artigos, material de apoio e acesso a Recursos Educacionais Abertos (REAs). Tanto o plano de ensino como a sequência didática e os REAs sugeridos tiveram seu conteúdo validado pela banca de defesa da dissertação “Conhecimento e atitude de enfermeiros sobre a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), o câncer no colo do útero e a vacina anti-HPV”, da mestra Jaqueline Maria Silva dos Santos, em 2023. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 123KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | HPV | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | infecções por papilomavírus | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação continuada | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação permanente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiros | pt_BR |
| Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Capacitação EAD - Acolhimento Humanizado para Coleta do Exame Papanicolau | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons