O trabalho do administrador na EPT: proposta de formação continuada para administradores da Rede Federal de Educação Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho Vieira, Patrick-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Junior, Nei Jairo Fonseca dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-30T16:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-30T16:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
identificador: dc.identifier.otherPROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001197-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional tem como objetivo oferecer uma proposta de formação continuada para administradores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco na compreensão crítica do seu papel no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no fortalecimento da dimensão político-pedagógica de suas práticas. Desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o projeto está ancorado em uma abordagem qualitativa de caráter formativo, e fundamenta-se nos princípios da pesquisa aplicada e na perspectiva histórico-crítica da educação, tomando como referência teórica autores como Saviani, Ciavatta, Kuenzer e Frigotto. A proposta formativa foi estruturada em módulos temáticos, com recursos didáticos interativos, materiais de apoio teórico e atividades reflexivas, organizados em formato digital acessível na plataforma EduCAPES. Participaram do processo de validação inicial gestores e administradores de Institutos Federais, cujas contribuições reforçaram a pertinência da iniciativa e permitiram adequações pedagógicas. Os resultados indicam que a formação contínua voltada a esses profissionais promove o reconhecimento de seu trabalho como mediação institucional e política, articulada às finalidades públicas da EPT, contribuindo para práticas administrativas mais críticas, participativas e comprometidas com a formação humana integral. A proposta evidencia a importância de qualificar os espaços de gestão como instâncias formativas e de decisão pedagógica, superando a dicotomia entre administração e educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.392 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministradorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTécnico administrativo em educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRede Federalpt_BR
Título: dc.titleO trabalho do administrador na EPT: proposta de formação continuada para administradores da Rede Federal de Educação Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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