Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fracasso, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Webber, Carine Geltrudes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-25T13:47:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-25T13:47:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Daniela Fracasso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001120 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é uma sequência didática fruto da pesquisa vinculada à dissertação de mestrado profissional intitulada "Mobilizando a LGPD na escola: uma proposta de ensino através do Júri Simulado", desenvolvida pela Profª. Ma. Daniela Fracasso, sob a orientação da Profª. Drª. Carine Geltrudes Webber, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com o objetivo de diminuir essa dicotomia entre o "uso" e o "uso responsável" das tecnologias, principalmente de redes sociais, este produto educacional apresenta a possibilidade de uma sequência didática para ensino da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), dos deveres e responsabilidades na internet e segurança digital através da situação de aprendizagem do Júri Simulado. Esta sequência é organizada e planejada para ser uma atividade interdisciplinar para o 9° Ano do Ensino Fundamental, unificando os aspectos de tecnologias, cidadania digital e língua inglesa. Entretanto, a sequência didática aqui proposta não se restringe a esse contexto. Ela pode ser aplicada por professores de todas as áreas do conhecimento, apenas transpondo o tópico do júri para sua área, trabalhando assim não somente as questões relacionadas a cultura digital, mas também a interdisciplinaridade e a pluralidade de ideias que a atividade permite. Igualmente, a proposta pode ser aplicada a qualquer ano escolar, desde o ensino fundamental ou médio, cabendo apenas a você, professor, a adaptação da linguagem, complexidade e aprofundamento do assunto a ser discutido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 68 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Júri simulado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade e deveres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei Geral de Proteção de Dados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Júri simulado: vivências online, seu impacto e suas consequência em nosso dia a dia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECiMa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Daniela Fracasso.pdf | 67.38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001120/2/Produto educacional Daniela Fracasso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons