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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PIMENTA, ANA CAROLINE DO NASCIMENTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-24T20:04:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-24T20:04:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Ana Caroline | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | Produto pedagógico - Ana Caroline | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001099 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo analisar a presença e as ausências da história das mulheres negras e os significados atribuídos nos conteúdos de história da coleção Humanitas.Doc de Ciências Humanas do Ensino Médio, considerando o contexto das políticas educacionais, como a Lei 10.639/03, a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Novo Ensino Médio. Buscamos compreender como esses sujeitos históricos foram representados no material didático do Novo Ensino Médio a partir das perspectivas decoloniais e interseccionais, entendendo que a construção de conhecimento emancipatório envolveu a escolha de romper com o eurocentrismo e confrontar uma teoria da História hegemonicamente europeia. Trabalhamos com as categorias de Colonialidade do poder, Racialização dos povos, Interseccionalidade e Colonialidade de gênero, com base em autores como Akotirene (2019), Quijano (2005) e Lugones (2014). A metodologia que atendeu às nossas necessidades de compreender com flexibilidade e autenticidade foi a pesquisa qualitativa, que, além de compreender a importância das construções históricas dos sujeitos analisados, admitiu e compreendeu a subjetividade do pesquisador. As mulheres negras foram sujeitadas a serem representadas pela escrita da história de forma subordinada à perspectiva eurocêntrica e etnocêntrica, resultando em um verdadeiro epistemicídio tanto na história das mulheres quanto na história da população negra. Com a análise da coleção Humanitas.doc de 2021 foi possível perceber que mesmo com alguns avanços na inserção de pessoas negras no conteúdo de história, ainda permanecem alguns estereótipos como a presença das mulheres negras estarem em grande parte, no período colonial escravista, retratadas em um imaginário de subalternidade e vulnerabilidade. Também foi possível identificar a ausência de mulheres em momentos significativos para o movimento negro e do movimento do feminismo negro durante o final da ditadura civil-militar no Brasil. A partir disto, entendemos que ao escolhermos essa temática, assumimos o compromisso com uma educação antirracista e antissexista, lutando contra a opressão de raça, gênero e classe. Estamos, assim, mais perto de uma sociedade mais justa, mesmo dentro de uma estrutura social que nos reprime a todo instante. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 28,8 e 12,3 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | MULHERES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO NOVO ENSINO MÉDIO. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
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