Programa Inova Educação: o caso da Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual "Julio de Mesquita Filho", Marília.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMUNHÓZ, Felipe Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-21T16:37:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-21T16:37:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Felipe_Reis_Munhóz_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001024-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa procurou analisar os efeitos da implementação do Programa Inova Educação (PIE) nas Escolas Estaduais de Tempo Regular de São Paulo (EETR/SP), tomando a Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck como Estudo de Caso. O PIE universaliza os Componentes Curriculares Diversificados (CCD) — Tecnologia e Inovação, Eletiva e Projeto de Vida — nas EETR/SP, inserindo-os nos anos Finais do Ensino Fundamental, sob a justificativa de reproduzir as “boas práticas do Programa de Ensino Integral (PEI)”. O principal objetivo deste trabalho foi compreender as mudanças pedagógico-curriculares geradas pelo PIE, destacando seus impactos na precarização e na perda da autoridade curricular do docente. A metodologia qualitativa seguiu técnicas de entrevistas padronizadas com docentes e análise de conteúdo, essencialmente ancoradas no referencial teórico de Marx (2007, 2013), Gramsci (2022), Althusser (2008) e seus intérpretes contemporâneos para discutir a escola pública. Os resultados confirmaram três hipóteses principais: precarização do trabalho docente, já que os professores foram coagidos a aceitarem lecionar os CCD para completar jornada de trabalho, sob risco de redução salarial ou desemprego; a substituição de disciplinas tradicionais pelas diversificadas fragilizou a autoridade curricular docente e reforçou um modelo empresarial baseado no empreendedorismo meritocrático; houve um afastamento do PIE com a gestão estadual paulista pós-2023, levando à retirada da disciplina Eletiva. Concluímos que o PIE, embora apresentado como inovação, aprofundou retrocessos na educação paulista: deslegitimou o conhecimento crítico, ampliou o desemprego docente, naturalizou práticas pedagógicas-curriculares alinhadas aos interesses do neoliberalismo e facilitou as articulações ideológicas do governo atual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.137 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdeologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClasse médiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdeologypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMiddle classespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducational policiespt_BR
Título: dc.titlePrograma Inova Educação: o caso da Escola Estadual Leopoldo Leme Verneckpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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