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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho", Marília. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MUNHÓZ, Felipe Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-21T16:37:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-21T16:37:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Felipe_Reis_Munhóz_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa procurou analisar os efeitos da implementação do Programa Inova Educação (PIE) nas Escolas Estaduais de Tempo Regular de São Paulo (EETR/SP), tomando a Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck como Estudo de Caso. O PIE universaliza os Componentes Curriculares Diversificados (CCD) — Tecnologia e Inovação, Eletiva e Projeto de Vida — nas EETR/SP, inserindo-os nos anos Finais do Ensino Fundamental, sob a justificativa de reproduzir as “boas práticas do Programa de Ensino Integral (PEI)”. O principal objetivo deste trabalho foi compreender as mudanças pedagógico-curriculares geradas pelo PIE, destacando seus impactos na precarização e na perda da autoridade curricular do docente. A metodologia qualitativa seguiu técnicas de entrevistas padronizadas com docentes e análise de conteúdo, essencialmente ancoradas no referencial teórico de Marx (2007, 2013), Gramsci (2022), Althusser (2008) e seus intérpretes contemporâneos para discutir a escola pública. Os resultados confirmaram três hipóteses principais: precarização do trabalho docente, já que os professores foram coagidos a aceitarem lecionar os CCD para completar jornada de trabalho, sob risco de redução salarial ou desemprego; a substituição de disciplinas tradicionais pelas diversificadas fragilizou a autoridade curricular docente e reforçou um modelo empresarial baseado no empreendedorismo meritocrático; houve um afastamento do PIE com a gestão estadual paulista pós-2023, levando à retirada da disciplina Eletiva. Concluímos que o PIE, embora apresentado como inovação, aprofundou retrocessos na educação paulista: deslegitimou o conhecimento crítico, ampliou o desemprego docente, naturalizou práticas pedagógicas-curriculares alinhadas aos interesses do neoliberalismo e facilitou as articulações ideológicas do governo atual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.137 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Classe média | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Middle classes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educational policies | pt_BR |
Título: dc.title | Programa Inova Educação: o caso da Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_Felipe_Reis_Munhóz_dissertacao.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001024/2/TCC_Felipe_Reis_Munhóz_dissertacao.pdfDownload |
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