
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Augusto de Souza Machado | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Camilly Victoria Bortniuk | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Favorato, Diego da Cruz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Resende, Isabella Zulim | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Victor Augusto Ramiro Vieira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-20T12:28:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-20T12:28:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_K1_Fusao a frio_revisado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001017 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material didático é dirigido ao Ensino Médio e foi elaborado por estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de História e Filosofia da Ciência. De maneira acessível e crítica, apresenta-se o episódio histórico da “Fusão a frio”, abordando seus fundamentos, controvérsias e implicações éticas e metodológicas. O documento inicia com uma contextualização sobre a crescente demanda por energia e as principais formas de geração energética, destacando a energia nuclear. São abordadas as diferenças entre fissão e fusão nuclear. Em seguida, o foco recai sobre a experiência realizada em 1989 pelos químicos Martin Fleischmann e Stanley Pons, que anunciaram ter obtido reações nucleares de fusão a partir da eletrólise da água pesada (rica em deutério), utilizando eletrodos de paládio e platina. A descoberta foi divulgada à imprensa antes de ser submetida à revisão por pares, o que gerou intensa polêmica e ceticismo na comunidade científica. A maioria dos laboratórios independentes não conseguiu reproduzir os resultados, e a euforia científica inicial deu lugar a dúvidas e acusações de fraude em poucos meses. O material também apresenta os bastidores da disputa entre Fleischmann, Pons e o físico Steven Jones, que pesquisava fenômenos semelhantes. A precipitação na divulgação dos resultados, motivada por receios sobre a prioridade da descoberta e pressões institucionais, é analisada criticamente como um exemplo de ruptura com os princípios de boas práticas científicas. Além de contextualizar tecnicamente os processos envolvidos, o material ressalta aspectos históricos, biográficos e filosóficos, como a contribuição da física Lise Meitner na descoberta da fissão nuclear e os impactos sociais da ciência. Apresentam-se reflexões sobre a importância do rigor metodológico, da revisão por pares e da ética na produção e divulgação do conhecimento científico. Ao final, são propostas questões para discussão em sala de aula e um jogo didático, incentivando a reflexão crítica e o engajamento dos estudantes com os dilemas e aprendizados proporcionados pelo episódio da fusão a frio. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 19720Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | história da ciência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | fusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | controvérsias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | método científico | pt_BR |
| Título: dc.title | Fusão a Frio: A promessa da energia infinita que virou polêmica global | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Química | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História e Filosofia da Ciência | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_K1_Fusao a frio_revisado.pdf | 19,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001017/2/2025_K1_Fusao a frio_revisado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons