Sequências didáticas para o ensino de frações com materiais concretos e Objetos de Aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHänsch, Juliana Elisa-
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Elisandra Bar de-
Autor(es): dc.contributor.authorKieckhoefel, Débora Eloísa Nass-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-19T00:50:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-19T00:50:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional fracoespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001015-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno pedagógico apresenta três sequências didáticas para o ensino de frações, sendo uma idealizada para o sexto ano do Ensino Fundamental, outra para o oitavo e outra para a formação de professores que ensinam matemática. As sequências foram desenvolvidas integrando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) com o uso de materiais concretos e Objetos de Aprendizagem (OAs). O caderno não é apenas um compilado de atividades, mas um guia prático e fundamentado. Direcionado ao professor que ensina matemática, ele articula a teoria – os cinco significados de fração e a Teoria de Registros de Representação Semiótica – com a prática, propondo sequências didáticas testadas e adaptáveis. Sua estrutura, planejada para ser intuitiva e funcional, visa estimular e facilitar a adoção de novas estratégias em sala de aula. Acreditamos que a proposta apresentada dialoga diretamente com as demandas da educação contemporânea, alinhando-se a competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e a utilização de tecnologias digitais. Ao evidenciar como a manipulação de materiais físicos pode ser potencializada pela interação com OAs, este trabalho contribui para a discussão sobre o uso integrado de diferentes recursos pedagógicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent193 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de Registros de Representação Semióticapt_BR
Título: dc.titleSequências didáticas para o ensino de frações com materiais concretos e Objetos de Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons