MAL-ESTAR NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARÍLIA-SP Marília

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Maríliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARTA, Mariana Casali-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-18T16:59:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-18T16:59:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Mariana_Casali_Carta_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001007-
Resumo: dc.description.abstractEste texto, desenvolvido no âmbito de um mestrado profissional, investiga a relação entre o sofrimento psíquico de jovens do ensino médio e o processo de neoliberalização da sociedade, com foco no contexto das reformas curriculares paulista. O estudo parte da seguinte questão norteadora: O que e (se) pode o ensino de sociologia contribuir com a coletividade escolar diante do sofrimento psíquico de jovens no ensino médio? A pesquisa problematiza a medicalização do social, que transforma questões estruturais — como desigualdades de raça, classe e gênero — em problemas individuais, reforçando lógicas neoliberais que responsabilizam os sujeitos por seus próprios adoecimentos. Metodologicamente, o trabalho combina revisão bibliográfica crítica com base em autores como Michel Foucault, Pierre Dardot e Christian Laval, e análise qualitativa de um diário de pesquisa, construído durante a atuação da autora como docente em uma escola pública periférica de Marília-SP. O diário, inspirado no conceito de imaginação sociológica de Charles Wright Mills, registrou observações e reflexões sobre as dinâmicas escolares, articulando teoria e prática para entender como o ensino de sociologia pode desnaturalizar as causas do sofrimento juvenil. Conclui-se que a sociologia, enquanto disciplina crítica, oferece ferramentas para politizar o sofrimento, conectando experiências individuais a estruturas sociais opressoras. A pesquisa defende uma práxis pedagógica que resista à medicalização e à despolitização, promovendo espaços de discussões e escuta somados a uma ação política na escola. Assim, o estudo reforça, ainda que limitado, um potencial transformador do ensino de sociologia na desconstrução de narrativas neoliberais e no acolhimento das subjetividades juvenis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1720 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSofrimento - Aspectos psíquicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsychological sufferingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuffering - Psychic aspectspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociology teachingpt_BR
Título: dc.titleMAL-ESTAR NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARÍLIA-SP Maríliapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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