Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Marília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARTA, Mariana Casali | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-18T16:59:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-18T16:59:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Mariana_Casali_Carta_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001007 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este texto, desenvolvido no âmbito de um mestrado profissional, investiga a relação entre o sofrimento psíquico de jovens do ensino médio e o processo de neoliberalização da sociedade, com foco no contexto das reformas curriculares paulista. O estudo parte da seguinte questão norteadora: O que e (se) pode o ensino de sociologia contribuir com a coletividade escolar diante do sofrimento psíquico de jovens no ensino médio? A pesquisa problematiza a medicalização do social, que transforma questões estruturais — como desigualdades de raça, classe e gênero — em problemas individuais, reforçando lógicas neoliberais que responsabilizam os sujeitos por seus próprios adoecimentos. Metodologicamente, o trabalho combina revisão bibliográfica crítica com base em autores como Michel Foucault, Pierre Dardot e Christian Laval, e análise qualitativa de um diário de pesquisa, construído durante a atuação da autora como docente em uma escola pública periférica de Marília-SP. O diário, inspirado no conceito de imaginação sociológica de Charles Wright Mills, registrou observações e reflexões sobre as dinâmicas escolares, articulando teoria e prática para entender como o ensino de sociologia pode desnaturalizar as causas do sofrimento juvenil. Conclui-se que a sociologia, enquanto disciplina crítica, oferece ferramentas para politizar o sofrimento, conectando experiências individuais a estruturas sociais opressoras. A pesquisa defende uma práxis pedagógica que resista à medicalização e à despolitização, promovendo espaços de discussões e escuta somados a uma ação política na escola. Assim, o estudo reforça, ainda que limitado, um potencial transformador do ensino de sociologia na desconstrução de narrativas neoliberais e no acolhimento das subjetividades juvenis. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1720 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento psíquico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento - Aspectos psíquicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological suffering | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Suffering - Psychic aspects | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | pt_BR |
Título: dc.title | MAL-ESTAR NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARÍLIA-SP Marília | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Mariana_Casali_Carta_dissertacao.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001007/2/TCC_Mariana_Casali_Carta_dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons