O Estágio Docente e o Campo de Atuação: Desafios e Crises das Identidades

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UNESApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAline, Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorAllan, Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-15T02:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-15T02:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
identificador: dc.identifier.otherProjeto de pesquisa para mestrado: O Estágio Docente e o Campo de Atuação: Desafios e Crises das Identidadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000952-
Resumo: dc.description.abstractA formação inicial de professores no curso normal é crucial para a identidade profissional. Enfrentando desafios no estágio obrigatório, barreiras emocionais, estruturais e pedagógicas, gerando medo, desânimo e evasão. Comprometendo a formação e a continuidade na carreira. A pesquisa, motivada por inquietações sobre a realidade do estágio (sobrecarga, precariedade, falta de apoio), busca entender como o espaço do cotidiano escolar pode ser um território de formação docente. Essa investigação visa analisar os desafios enfrentados por estudantes do curso normal durante o estágio obrigatório e seus impactos na construção da identidade docente e na valorização da profissão. A premissa é identificar os principais fatores que provocam medo, insegurança ou desistência durante o estágio e a percepção das estagiárias e professoras-orientadoras sobre o processo formativo no campo de estágio. Refletir sobre como as condições estruturais e simbólicas do estágio contribuem para o enfraquecimento da profissão docente. Propor alternativas para tornar o estágio mais acolhedor e formativo. A pesquisa terá abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Partimos das entrevistas e narrativas da pesquisadora e das estudantes para acompanhar metodologicamente o processo da investigação. Um segundo plano é análise documental de planos de estágio e diretrizes do curso normal, para entender as orientações institucionais. A investigação dos dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), permitindo a identificação de categorias temáticas recorrentes. O referencial teórico apoia-se em Nóvoa (1992), Tardif (2002), Pimenta e Lima (2004) e Freire (1996), autores que discutem a formação docente, o estágio e a construção da identidade profissional. A partir desse embasamento, entende-se que o estágio deve ser um espaço de aprendizado significativo, e não de sofrimento ou abandono.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent322 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoespt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValorizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleO Estágio Docente e o Campo de Atuação: Desafios e Crises das Identidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃOpt_BR
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