Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UNESA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aline, Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Allan, Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-15T02:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-15T02:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Projeto de pesquisa para mestrado: O Estágio Docente e o Campo de Atuação: Desafios e Crises das Identidades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000952 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação inicial de professores no curso normal é crucial para a identidade profissional. Enfrentando desafios no estágio obrigatório, barreiras emocionais, estruturais e pedagógicas, gerando medo, desânimo e evasão. Comprometendo a formação e a continuidade na carreira. A pesquisa, motivada por inquietações sobre a realidade do estágio (sobrecarga, precariedade, falta de apoio), busca entender como o espaço do cotidiano escolar pode ser um território de formação docente. Essa investigação visa analisar os desafios enfrentados por estudantes do curso normal durante o estágio obrigatório e seus impactos na construção da identidade docente e na valorização da profissão. A premissa é identificar os principais fatores que provocam medo, insegurança ou desistência durante o estágio e a percepção das estagiárias e professoras-orientadoras sobre o processo formativo no campo de estágio. Refletir sobre como as condições estruturais e simbólicas do estágio contribuem para o enfraquecimento da profissão docente. Propor alternativas para tornar o estágio mais acolhedor e formativo. A pesquisa terá abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Partimos das entrevistas e narrativas da pesquisadora e das estudantes para acompanhar metodologicamente o processo da investigação. Um segundo plano é análise documental de planos de estágio e diretrizes do curso normal, para entender as orientações institucionais. A investigação dos dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), permitindo a identificação de categorias temáticas recorrentes. O referencial teórico apoia-se em Nóvoa (1992), Tardif (2002), Pimenta e Lima (2004) e Freire (1996), autores que discutem a formação docente, o estágio e a construção da identidade profissional. A partir desse embasamento, entende-se que o estágio deve ser um espaço de aprendizado significativo, e não de sofrimento ou abandono. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 322 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | es | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Valorização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | O Estágio Docente e o Campo de Atuação: Desafios e Crises das Identidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROJETO ALINE COELHO - NORMALISTAS.pdf | 321,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000952/2/PROJETO ALINE COELHO - NORMALISTAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons