
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIGUERÊDO NOVAIS, ÊNIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-14T12:57:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-14T12:57:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000934 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A música contempla um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental, previstos na BNCC, que é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. Além de trabalhar a percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania. A presente dissertação tem como objetivo pesquisar e utilizar o forró nordestino, expressão musical brasileira, como uma fonte histórica em sala de aula, apresentando as potencialidades do uso do forró como mediação da aprendizagem histórica. As questões teóricas que envolvem a pesquisa estão baseadas no trinômio ensino de História, música e forró. Por isso, trouxemos uma revisão bibliográfica através dos estudos desenvolvidos por Albuquerque Júnior (2011), Hermeto (2012), Abud (2005), Napolitano (2002), David (2017), Draper III (2014) e outros autores que através de suas escritas e pesquisas mostram possibilidades de se trabalhar essa temática. Também procuramos compreender e analisar de que forma o Forró vem sendo pesquisado e estudado dentro do Profhistória. Para isso, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin como uma das alternativas para conhecer sistematicamente a realidade da construção do conhecimento científico a partir da realização da pesquisa do Estado do Conhecimento (EC), que é um tipo de pesquisa bibliográfica. E como Recurso Educacional Aberto (REA) apresentamos possibilidades de trabalho com aulas-oficinas, refletindo sobre a utilização de algumas letras de músicas de forró, para alunos do Ensino Fundamental II, além da utilização de outras fontes históricas, que trazem elementos da cultura nordestina e que também problematizam as mudanças e permanências dessas tradições que envolvem também os festejos juninos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Música. Ensino de História. Forró | pt_BR |
| Título: dc.title | Reflexões e Possibilidades de uso do Forró Nordestino no Ensino de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons