Reflexões e Possibilidades de uso do Forró Nordestino no Ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUERÊDO NOVAIS, ÊNIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-14T12:57:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-14T12:57:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000934-
Resumo: dc.description.abstractA música contempla um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental, previstos na BNCC, que é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. Além de trabalhar a percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania. A presente dissertação tem como objetivo pesquisar e utilizar o forró nordestino, expressão musical brasileira, como uma fonte histórica em sala de aula, apresentando as potencialidades do uso do forró como mediação da aprendizagem histórica. As questões teóricas que envolvem a pesquisa estão baseadas no trinômio ensino de História, música e forró. Por isso, trouxemos uma revisão bibliográfica através dos estudos desenvolvidos por Albuquerque Júnior (2011), Hermeto (2012), Abud (2005), Napolitano (2002), David (2017), Draper III (2014) e outros autores que através de suas escritas e pesquisas mostram possibilidades de se trabalhar essa temática. Também procuramos compreender e analisar de que forma o Forró vem sendo pesquisado e estudado dentro do Profhistória. Para isso, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin como uma das alternativas para conhecer sistematicamente a realidade da construção do conhecimento científico a partir da realização da pesquisa do Estado do Conhecimento (EC), que é um tipo de pesquisa bibliográfica. E como Recurso Educacional Aberto (REA) apresentamos possibilidades de trabalho com aulas-oficinas, refletindo sobre a utilização de algumas letras de músicas de forró, para alunos do Ensino Fundamental II, além da utilização de outras fontes históricas, que trazem elementos da cultura nordestina e que também problematizam as mudanças e permanências dessas tradições que envolvem também os festejos juninos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMúsica. Ensino de História. Forrópt_BR
Título: dc.titleReflexões e Possibilidades de uso do Forró Nordestino no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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