SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Educação Financeira Crítica com foco em projetos de vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Daniela-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Graça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-14T12:39:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-14T12:39:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-12-
identificador: dc.identifier.otherDanielaWPereira_ProdutoEducacional_SEQUENCIA_DIDATICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000916-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, no formato de sequência didática, cujo objetivo principal é que os estudantes não apenas integrem os conceitos matemáticos, mas também reflitam sobre sua importância na construção de sua identidade profissional e pessoal, A proposta visa oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem em matemática, conectando conhecimentos teóricos com aplicações práticas em seus contextos de vida. A sequência didática é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), se realizou numa escola pública do município de Valença-BA, com uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina “O mundo, os números e suas relações”, do itinerário formativo transdisciplinar, contando com a participação de 19 estudantes de um universo de 25, mas pode ser trabalhada nas aulas de Matemática e disciplinas afins, como Matemática Aplicada. Inspirada na Educação Matemática Crítica, a sequência destaca o papel da Matemática como ferramenta para compreender e interagir com o mundo, integrando o conhecimento matemático com habilidades essenciais para o planejamento de projetos de vida, incluindo análises financeiras e cálculos salariais. Adotando uma abordagem investigativa, para que os estudantes desenvolvam pensamento crítico ao analisar suas escolhas de carreira e os caminhos para alcançá-las. Por meio de atividades práticas e reflexivas, como a criação de planilhas eletrônicas e o estudo de holerites, os estudantes são orientados a usar a Matemática em suas vidas cotidianas, compreendendo conceitos como INSS e IRPF.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1898 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectForeground e Backgroundundpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: Educação Financeira Crítica com foco em projetos de vidapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons