Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Graça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-14T12:39:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-14T12:39:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | DanielaWPereira_ProdutoEducacional_SEQUENCIA_DIDATICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000916 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, no formato de sequência didática, cujo objetivo principal é que os estudantes não apenas integrem os conceitos matemáticos, mas também reflitam sobre sua importância na construção de sua identidade profissional e pessoal, A proposta visa oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem em matemática, conectando conhecimentos teóricos com aplicações práticas em seus contextos de vida. A sequência didática é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), se realizou numa escola pública do município de Valença-BA, com uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina “O mundo, os números e suas relações”, do itinerário formativo transdisciplinar, contando com a participação de 19 estudantes de um universo de 25, mas pode ser trabalhada nas aulas de Matemática e disciplinas afins, como Matemática Aplicada. Inspirada na Educação Matemática Crítica, a sequência destaca o papel da Matemática como ferramenta para compreender e interagir com o mundo, integrando o conhecimento matemático com habilidades essenciais para o planejamento de projetos de vida, incluindo análises financeiras e cálculos salariais. Adotando uma abordagem investigativa, para que os estudantes desenvolvam pensamento crítico ao analisar suas escolhas de carreira e os caminhos para alcançá-las. Por meio de atividades práticas e reflexivas, como a criação de planilhas eletrônicas e o estudo de holerites, os estudantes são orientados a usar a Matemática em suas vidas cotidianas, compreendendo conceitos como INSS e IRPF. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1898 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Foreground e Backgroundund | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Educação Financeira Crítica com foco em projetos de vida | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DanielaWPereira_DissertacaoMestradoPROFMAT_Final (1).pdf | 6,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000916/2/DanielaWPereira_DissertacaoMestradoPROFMAT_Final (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons