Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Elisa Maria Pinheiro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pena, Waldinett Nascimento Torres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-12T21:57:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-12T21:57:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000912 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra Letramento Digital na Formação Continuada de Professores apresenta uma análise aprofundada sobre a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação docente, evidenciando desafios e possibilidades desse processo no contexto educacional brasileiro. Partindo da experiência do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na modalidade a distância, realizado por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil, o livro explora como o letramento digital tem sido incorporado na formação continuada dos professores, ampliando suas competências e permitindo uma atuação mais crítica e dinâmica no cenário educacional. As autoras, com uma trajetória consolidada na pesquisa e ensino da língua portuguesa, estruturam a obra a partir de investigações que revelam a percepção dos docentes sobre o impacto das TDIC na prática pedagógica. Com base em referenciais teóricos como Tardif (2002) e Kleiman (2005), destaca-se a importância de valorizar as experiências dos professores, compreendendo-os como sujeitos do conhecimento, cuja formação deve partir de seu próprio agir discursivo na sala de aula. Além de explorar o papel da tecnologia na formação docente, o livro traz um recorte específico do cenário educacional no estado do Pará, apresentando dados de polos universitários em cidades como Bragança, Bujaru, Conceição do Araguaia, Ponta de Pedras e Tucumã. Nesse contexto, ressalta-se a dificuldade da implementação de projetos de letramento digital devido à heterogeneidade social, cultural e geográfica da região. Com um olhar crítico e emancipatório, esta obra se constitui como um convite ao leitor interessado em compreender como a formação continuada pode se articular com as demandas da cultura digital, promovendo práticas docentes inovadoras e transformadoras. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Letramento Digital na Formação Continuada de Professores.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000912/2/Letramento Digital na Formação Continuada de Professores.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons