LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elisa Maria Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorPena, Waldinett Nascimento Torres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-12T21:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-12T21:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000912-
Resumo: dc.description.abstractA obra Letramento Digital na Formação Continuada de Professores apresenta uma análise aprofundada sobre a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação docente, evidenciando desafios e possibilidades desse processo no contexto educacional brasileiro. Partindo da experiência do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na modalidade a distância, realizado por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil, o livro explora como o letramento digital tem sido incorporado na formação continuada dos professores, ampliando suas competências e permitindo uma atuação mais crítica e dinâmica no cenário educacional. As autoras, com uma trajetória consolidada na pesquisa e ensino da língua portuguesa, estruturam a obra a partir de investigações que revelam a percepção dos docentes sobre o impacto das TDIC na prática pedagógica. Com base em referenciais teóricos como Tardif (2002) e Kleiman (2005), destaca-se a importância de valorizar as experiências dos professores, compreendendo-os como sujeitos do conhecimento, cuja formação deve partir de seu próprio agir discursivo na sala de aula. Além de explorar o papel da tecnologia na formação docente, o livro traz um recorte específico do cenário educacional no estado do Pará, apresentando dados de polos universitários em cidades como Bragança, Bujaru, Conceição do Araguaia, Ponta de Pedras e Tucumã. Nesse contexto, ressalta-se a dificuldade da implementação de projetos de letramento digital devido à heterogeneidade social, cultural e geográfica da região. Com um olhar crítico e emancipatório, esta obra se constitui como um convite ao leitor interessado em compreender como a formação continuada pode se articular com as demandas da cultura digital, promovendo práticas docentes inovadoras e transformadoras.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleLETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons