A LINGUAGEM LITERÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL-LOCAL: PERSPECTIVAS SENSÍVEIS E DESCOLONIAIS DA HISTÓRIA MATO-GROSSENSE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBOLONHA, MAGNA TATIANE NUNES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T20:50:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T20:50:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-
identificador: dc.identifier.otherMAGNA TATIANE NUNES BOLONHA - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000854-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de História de Mato Grosso a partir da linguagem literária. Com foco no processo de descolonização do Ensino de história, buscamos problematizar as produções existentes pautadas em uma história dominante que excluiu os ex-escravisados e os indígenas de suas produções literárias. O ensino de História Regional/Local apresenta-se como uma possibilidade extra de descentralizar o olhar historiográfico e contribuir para que as especificidades regionais sejam ressaltas, sem perder de vista o nacional, neste caminho, a História Regional/Local se mostra capaz de viabilizar abordagens que contemplem a pluralidade étnico-cultural brasileira. Ademais, o ensino de história a cerca de história regional que se pauta numa perspectiva descolonial consiste no rompimento com a história eurocêntrica, que buscou validar as concepções e práticas produzidas por intelectuais brancos em detrimento da invalidação dos pensamentos, manifestações e concepções das populações africanas e afro-brasileiras e indígenas. O objeto artístico, por sua vez, é tomado aqui enquanto fonte de análise que nos permite compreender a dimensão imaginária de uma determinada sociedade e de seu período, revelando também as sensibilidades de uma época que pode não estar presente em outras fontes históricas e mesmo nos materiais didáticos. A literatura ao mesmo passo que a história nos permite “ver” o mundo, no entanto enquanto a primeira não possui qualquer pretensão de alcançar o real acontecido, a história presa pelo que é plausível e verossímil. A obra literária tomada como fonte histórica é concebida nesta pesquisa como uma representação construída sobre um determinado “mundo”, que ao ser analisada e problematizada nos permite o “acesso ao imaginário” acerca de uma dada sociedade ou de uma época, como os mitos, ideologias, conceitos, valores entre outros. Para a fundamentação bibliográfica dispomos das concepções apresentadas por Durval Muniz de Albuquerque Júnior; Sandra Pesavento; Antonio Cândido; Grada Kilomba; bell hooks; Jörn Rüssen entre outros. Os conceitos centrais são os de descolonialidade; história regional e local; identidade; representação; imaginário social e o de consciência histórica. Como produto pedagógico esta pesquisa apresenta uma cartilha pedagógica direcionada ao professor (a) de História com orientações de como utilizar a linguagem literária em sua prática de ensino, com sugestões de atividades e referências para aprofundamento de pesquisa sobre a História mato- grossense.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,0pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleA LINGUAGEM LITERÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL-LOCAL: PERSPECTIVAS SENSÍVEIS E DESCOLONIAIS DA HISTÓRIA MATO-GROSSENSEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons