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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BOLONHA, MAGNA TATIANE NUNES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-09T20:50:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-09T20:50:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MAGNA TATIANE NUNES BOLONHA - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000854 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de História de Mato Grosso a partir da linguagem literária. Com foco no processo de descolonização do Ensino de história, buscamos problematizar as produções existentes pautadas em uma história dominante que excluiu os ex-escravisados e os indígenas de suas produções literárias. O ensino de História Regional/Local apresenta-se como uma possibilidade extra de descentralizar o olhar historiográfico e contribuir para que as especificidades regionais sejam ressaltas, sem perder de vista o nacional, neste caminho, a História Regional/Local se mostra capaz de viabilizar abordagens que contemplem a pluralidade étnico-cultural brasileira. Ademais, o ensino de história a cerca de história regional que se pauta numa perspectiva descolonial consiste no rompimento com a história eurocêntrica, que buscou validar as concepções e práticas produzidas por intelectuais brancos em detrimento da invalidação dos pensamentos, manifestações e concepções das populações africanas e afro-brasileiras e indígenas. O objeto artístico, por sua vez, é tomado aqui enquanto fonte de análise que nos permite compreender a dimensão imaginária de uma determinada sociedade e de seu período, revelando também as sensibilidades de uma época que pode não estar presente em outras fontes históricas e mesmo nos materiais didáticos. A literatura ao mesmo passo que a história nos permite “ver” o mundo, no entanto enquanto a primeira não possui qualquer pretensão de alcançar o real acontecido, a história presa pelo que é plausível e verossímil. A obra literária tomada como fonte histórica é concebida nesta pesquisa como uma representação construída sobre um determinado “mundo”, que ao ser analisada e problematizada nos permite o “acesso ao imaginário” acerca de uma dada sociedade ou de uma época, como os mitos, ideologias, conceitos, valores entre outros. Para a fundamentação bibliográfica dispomos das concepções apresentadas por Durval Muniz de Albuquerque Júnior; Sandra Pesavento; Antonio Cândido; Grada Kilomba; bell hooks; Jörn Rüssen entre outros. Os conceitos centrais são os de descolonialidade; história regional e local; identidade; representação; imaginário social e o de consciência histórica. Como produto pedagógico esta pesquisa apresenta uma cartilha pedagógica direcionada ao professor (a) de História com orientações de como utilizar a linguagem literária em sua prática de ensino, com sugestões de atividades e referências para aprofundamento de pesquisa sobre a História mato- grossense. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,0 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | A LINGUAGEM LITERÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL-LOCAL: PERSPECTIVAS SENSÍVEIS E DESCOLONIAIS DA HISTÓRIA MATO-GROSSENSE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Magna_Tatiane-Dissertao_Magna_Tatiane_pdf.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000854/2/Magna_Tatiane-Dissertao_Magna_Tatiane_pdf.pdfDownload |
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