
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, IONE SOARES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-09T20:27:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-09T20:27:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | IONE SOARES DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000853 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação está voltada para a área de Ensino de História e insere-se no requisito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da aula-oficina no ensino de História, de acordo com modelo proposto por Isabel Barca (2004) a partir da concepção da História Local, na perspectiva da organização e da produção do saber histórico dos estudantes. Para alcançar o objetivo desta dissertação, a pesquisa foi desenvolvida com duas turmas que compõe a etapa do 9o ano do Ensino Fundamental na Educação Básica da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, localizada no município de Jauru-MT, seguindo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com elementos de pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários (QT1e QT2) e caderno de campo. Dessa composição, a aula-oficina teve duplo papel: o de ser campo investigativo e, ao mesmo tempo, instituiu-se como espaço de produção de experiências pedagógicas no ensino de História, com a coparticipação e a colaboração dos estudantes de forma ativa e reflexiva. Essas orientações e dinâmicas revelaram-se promissoras quanto aos desafios em articular e mediar os conhecimentos científico e culturais, o cotidiano dos estudantes e os saberes históricos, sob as quais puderam construir relações abstratas sobre o passado com historicidades do presente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,7 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA E OS ALCANCES DA HISTÓRIA LOCAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| IONE__SOARES_DE_OLIVEIRA-DISSERTAO-_2024.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000853/2/IONE__SOARES_DE_OLIVEIRA-DISSERTAO-_2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons