As mulheres brasileiras na Guerra do Paraguai (1864-1870): proposta de oficinas para uma abordagem de gênero no Ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIvanilda, Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T18:02:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T18:02:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherIvanilda Bento de Barrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000849-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo contribuir para o ensino sobre a Guerra do Paraguai nas aulas de História da Educação Básica, destacando as mulheres brasileiras no contexto do Conflito Platino. É resultado de ampla revisão bibliográfica de fontes tais como: livros, teses, dissertações, artigos científicos, anais eletrônicos, entre outros, que já foram publicados por meio escrito ou digital. Observou-se que, apesar dos avanços recentes na historiografia, ainda existe uma lacuna significativa entre as produções acadêmicas e sua divulgação nos livros didáticos. Abordaram-se as causas, o desenrolar do conflito e as principais consequências da Guerra para os países envolvidos, com ênfase nas interpretações historiográficas recentes. Discutiu-se o ensino de História no Brasil, analisando como as ausências de sujeitos pelas narrativas históricas brasileiras foram construídas a partir do gênero dos indivíduos. Também foi destacado o papel das mulheres que, ‘à sua maneira’, estiveram presentes e atuaram nos campos de batalha. Realizou-se ainda uma análise sobre a abordagem da Guerra do Paraguai em livros didáticos de História do 8º ano, utilizados nas escolas públicas do Estado do Tocantins, bem como em uma escola pública estadual localizada no município de Mara Rosa, no Estado de Goiás. Por fim, apresentou-se a proposição de material paradidático voltado para professores (as) e estudantes de História do Ensino Fundamental. Tal material inclui duas aulas-oficinas que visam contribuir para uma abordagem de gênero no ensino sobre a Guerra do Paraguai.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.975 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerra do Paraguaipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula-oficinapt_BR
Título: dc.titleAs mulheres brasileiras na Guerra do Paraguai (1864-1870): proposta de oficinas para uma abordagem de gênero no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Ivanilda Bento de Barros UFNT.pdfDissertação do Mestrado Profissional em Ensino de História, UFNT, 2025.1.97 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1000849/2/Ivanilda Bento de Barros UFNT.pdfDownload

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