Educação Patrimonial e Ensino de História Local em Palmas-TO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fábio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T17:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T17:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherFábio Oliveira Santos UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000848-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema a educação patrimonial como uma prática metodológica para ser utilizada no ensino de história na cidade de Palmas-TO. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, embasou-se na opinião manifestada pelos professores que levaram seus alunos para participarem das atividades de Educação Patrimonial no Museu Casa Suçuapara (Palmas – TO), entre 2020 e 2024. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação segundo proposto por Michel Thiollent (2011) e análise documental (Lima Junior, 2021). Com base nas referências bibliográficas sobre o ensino de história (Bittencourt, 2008), história local (Samuel,1990) e o patrimônio cultural (Londres,2011), buscou-se demonstrar a importância dos museus, especialmente o Museu Casa Suçuapara e da memória local na construção da identidade e do sentimento de pertencimento da comunidade. A pesquisa também investigou quais são os locais de memória e museus da cidade, bem como fez um levantamento da legislação pertinente, visando identificar práticas de educação patrimonial (Horta,1999) desenvolvidas nesses espaços, com vistas a gerar subsídios didáticos para o trabalho do professor da disciplina de História e contribuir para os debates em torno do Ensino de História e da construção das identidades culturais. Como resultado da pesquisa, foi construído de um Guia Didático Histórico para ser disponibilizado online para acesso dos professores de História, alunos e população de modo em geral, visando contribuir para a valorização do patrimônio cultural local e o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent56.123 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPalmas/Tocantinspt_BR
Título: dc.titleEducação Patrimonial e Ensino de História Local em Palmas-TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Fábio Oliveira Santos UFNT.pdfDissertação do Mestrado Profissional em Ensino de História, UFNT, 2025.56,12 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1000848/2/Fábio Oliveira Santos UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons