HISTÓRIA CANTADA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA E DOCUMENTO HISTÓRICO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NAS AULAS SOBRE O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA E O PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFORTES, SUELEN MICHELIN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T21:43:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T21:43:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-
identificador: dc.identifier.otherSUELEN MICHELIN FORTES - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000840-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação explora o uso da música como ferramenta pedagógica para o ensino de história e a construção da consciência histórica dos alunos. Em um contexto educacional em constante mudança, onde a atenção dos alunos se torna cada vez mais dispersa, a autora busca alternativas inovadoras para tornar o aprendizado de história mais interessante e significativo. O estudo apresenta uma análise crítica das metodologias tradicionais de ensino de história, destacando a necessidade de novas abordagens que conectem o passado ao presente e despertem o interesse dos alunos. A autora propõe a música como uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo, pois possui a capacidade de evocar emoções, contar histórias e transmitir ideias de forma acessível e envolvente. A pesquisa se baseia em experiências da autora como professora de história, onde ela observou o impacto positivo da música na aprendizagem dos alunos. Através da análise de músicas e atividades práticas, a autora demonstra como a música pode ser utilizada para contextualizar eventos históricos, despertar a empatia pelos personagens históricos, desenvolver o pensamento crítico, promover debates e reflexões sobre o passado, estimular a criatividade e a expressão individual. Como resultado da pesquisa, a autora apresenta um e-book intitulado "História Cantada", que oferece sugestões de músicas para serem trabalhadas em sala de aula, acompanhadas de seu contexto histórico, períodos históricos em que podem ser utilizadas e atividades para cada música. A dissertação conclui que a música é uma ferramenta valiosa para o ensino de história, pois contribui para a construção da consciência histórica dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso. A autora ressalta a importância da seleção criteriosa das músicas e da utilização adequada das atividades, a fim de garantir a qualidade do ensino e o alcance dos objetivos pedagógicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent55,5pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA CANTADA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA E DOCUMENTO HISTÓRICO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NAS AULAS SOBRE O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA E O PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons