
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FORTES, SUELEN MICHELIN | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-09T21:43:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-09T21:43:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SUELEN MICHELIN FORTES - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000840 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação explora o uso da música como ferramenta pedagógica para o ensino de história e a construção da consciência histórica dos alunos. Em um contexto educacional em constante mudança, onde a atenção dos alunos se torna cada vez mais dispersa, a autora busca alternativas inovadoras para tornar o aprendizado de história mais interessante e significativo. O estudo apresenta uma análise crítica das metodologias tradicionais de ensino de história, destacando a necessidade de novas abordagens que conectem o passado ao presente e despertem o interesse dos alunos. A autora propõe a música como uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo, pois possui a capacidade de evocar emoções, contar histórias e transmitir ideias de forma acessível e envolvente. A pesquisa se baseia em experiências da autora como professora de história, onde ela observou o impacto positivo da música na aprendizagem dos alunos. Através da análise de músicas e atividades práticas, a autora demonstra como a música pode ser utilizada para contextualizar eventos históricos, despertar a empatia pelos personagens históricos, desenvolver o pensamento crítico, promover debates e reflexões sobre o passado, estimular a criatividade e a expressão individual. Como resultado da pesquisa, a autora apresenta um e-book intitulado "História Cantada", que oferece sugestões de músicas para serem trabalhadas em sala de aula, acompanhadas de seu contexto histórico, períodos históricos em que podem ser utilizadas e atividades para cada música. A dissertação conclui que a música é uma ferramenta valiosa para o ensino de história, pois contribui para a construção da consciência histórica dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso. A autora ressalta a importância da seleção criteriosa das músicas e da utilização adequada das atividades, a fim de garantir a qualidade do ensino e o alcance dos objetivos pedagógicos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 55,5 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | HISTÓRIA CANTADA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA E DOCUMENTO HISTÓRICO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NAS AULAS SOBRE O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA E O PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| SUÉLEN MICHELIN-Dissertao.pdf | 56,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000840/2/SUÉLEN MICHELIN-Dissertao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons