ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÃO DA OBRA “QUANDO ME DESCOBRI NEGRA” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NEGRA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVISCOVINI, ROSIANE PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T21:06:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T21:06:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-
identificador: dc.identifier.otherROSIANE PEREIRA VISCOVINI - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000837-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta a proposta de um ensino de história que utiliza a obra Quando me Descobri Negra (2015) de Bianca Santana, para fortalecer a identidade étnica por meio da representatividade feminina negra e promover um ensino de História antirracista atrelado a práticas que visam à redução das desigualdades sociais. A obra de Santana nos permite observar as faces do racismo estrutural, institucional e velado que se apresentam – cotidianamente – na vida das pessoas pretas e pardas do Brasil. Além do mais, esse texto evidencia a potencialidade da literatura produzida por mulheres negras, uma vez que este tipo de literatura foi por muito tempo silenciada e excluída dos meios editoriais, cuja escrita possibilita aos jovens se encontrar de maneira positiva nas representações que são disponibilizadas. Propomos, portanto, um ensino de História descolonizado, em que pessoas negras possam se ver representados não mais como subalternos ou ex-escravizados, mas em todos os espaços que queiram ocupar e que lhes são de direito. Além do mais, discutimos aqui conceitos pertinentes e urgentes quanto a questão das relações étnico-racias, como raça, racismo, colorismo, interseccionalidade e decolonialidade. Como resultado dessa pesquisa, foi produzido um guia didático, que objetiva apresentar para o professor uma sequência de roteiros para serem utilizados pelos professores de História do Ensino Médio, com vistas a um ensino decolonial a partir do uso de literaturas negras, em especial da obra Quando me descobri negra (2015) de Bianca Santana. Desta forma, esta pesquisa se coloca como ferramenta para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana como institui a Lei 10639/2003.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent937,7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÃO DA OBRA “QUANDO ME DESCOBRI NEGRA” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NEGRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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