ENTRE DIRETRIZES E PRÁTICAS: O LUGAR DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO NO MATERIAL DIDÁTICO ESTRUTURADO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, MAYARA GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T20:59:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T20:59:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherMAYARA - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000836-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres, e tem como objetivo geral analisar como as orientações referentes ao ensino de história local presentes no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT) estão articuladas no material didático estruturado deste estado. O referido material didático resultou de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/SEDUC e a Fundação Getúlio Vargas/FGV e é ofertado aos estudantes da rede estadual de ensino. Como objetivos específicos, a proposta é identificar como a história local está inserida no referido documento, e principalmente, identificar qual o lugar ocupado pelos sujeitos históricos mato-grossenses (indígenas, mulheres, negros, quilombolas, migrantes, entre outros) nesse recurso didático-pedagógico, levando em consideração a importância desses grupos sociais para a formação histórica da região Centro-Oeste. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa que considera como fonte de análise quatro coleções produzidas especificamente para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, estabeleceremos um diálogo sobre as concepções e usos de materiais didáticos tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Circe Bittencourt (2008), com atenção para as categorias de “livro didático ideal” e para a produção de conhecimento histórico de Jörn Rüsen (2011). Ao final da pesquisa, buscamos compreender como o material estruturado contribui para o ensino de História de Mato Grosso, considerando que o Documento de Referência Curricular (DRC-MT) tem função normativa no Estado. Além desse aspecto, buscamos analisar as possibilidades para estudo da história local e regional em sala de aula oferecidas ao professor e aos jovens estudantes da rede básica de ensino através de seus materiais oficiais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleENTRE DIRETRIZES E PRÁTICAS: O LUGAR DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO NO MATERIAL DIDÁTICO ESTRUTURADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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