
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, MAYARA GOMES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-09T20:59:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-09T20:59:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MAYARA - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000836 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres, e tem como objetivo geral analisar como as orientações referentes ao ensino de história local presentes no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT) estão articuladas no material didático estruturado deste estado. O referido material didático resultou de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/SEDUC e a Fundação Getúlio Vargas/FGV e é ofertado aos estudantes da rede estadual de ensino. Como objetivos específicos, a proposta é identificar como a história local está inserida no referido documento, e principalmente, identificar qual o lugar ocupado pelos sujeitos históricos mato-grossenses (indígenas, mulheres, negros, quilombolas, migrantes, entre outros) nesse recurso didático-pedagógico, levando em consideração a importância desses grupos sociais para a formação histórica da região Centro-Oeste. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa que considera como fonte de análise quatro coleções produzidas especificamente para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, estabeleceremos um diálogo sobre as concepções e usos de materiais didáticos tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Circe Bittencourt (2008), com atenção para as categorias de “livro didático ideal” e para a produção de conhecimento histórico de Jörn Rüsen (2011). Ao final da pesquisa, buscamos compreender como o material estruturado contribui para o ensino de História de Mato Grosso, considerando que o Documento de Referência Curricular (DRC-MT) tem função normativa no Estado. Além desse aspecto, buscamos analisar as possibilidades para estudo da história local e regional em sala de aula oferecidas ao professor e aos jovens estudantes da rede básica de ensino através de seus materiais oficiais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,1 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | ENTRE DIRETRIZES E PRÁTICAS: O LUGAR DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO NO MATERIAL DIDÁTICO ESTRUTURADO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Mayara_Gomes-Dissertao.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000836/2/Mayara_Gomes-Dissertao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons