A NUMISMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PRIMEIRO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1930-1945)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIODATO, LUIZ CARLOS PEREZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T20:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T20:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-
identificador: dc.identifier.otherLUIZ CARLOS PEREZ DIODATO - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000835-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é oriunda de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres. A pesquisa tem como objetivo explorar o uso da numismática como uma ferramenta pedagógica no ensino de História. O foco é o período do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A escolha desse recorte temporal se deve ao fato de ser um período rico em eventos históricos e relações complexas. A dissertação está estruturada em três capítulos, cada um com uma abordagem específica. No primeiro capítulo, a pesquisa discute a numismática como fonte histórica e seu potencial no ensino de História. O segundo capítulo adentra o período do primeiro governo de Getúlio Vargas e examina o uso de moedas e cédulas como fontes históricas. Ele é dividido em três partes, abrangendo o “Governo Provisório” (1930-1934), o “Governo Constitucional” (1934-1937) e o “Estado Novo” (1937-1945). Dentro desses períodos, a pesquisa analisa as moedas e cédulas que circularam, relacionando-as com os eventos políticos e práticas da época. O terceiro capítulo aborda as reflexões pedagógicas da numismática no Ensino de História e relata a implementação de ações educacionais e de um repositório virtual (blog), que utiliza a numismática como ferramenta de aprendizado. Ele discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, destacando como a utilização de recursos tecnológicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleA NUMISMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PRIMEIRO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1930-1945)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons