MANUAL DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMATTI, SOLANGE MAURINA-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributor.authorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-07T17:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-07T17:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-06-
identificador: dc.identifier.otherproposicaoatividadesinvestigativastemas_produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000777-
Resumo: dc.description.abstractEm um contexto marcado pela insatisfação e desinteresse na área da Educação, o processo de ensino-aprendizagem busca por abordagens metodológicas inovadoras que possam motivar e despertar o interesse dos alunos em relação ao aprendizado. Muitos pesquisadores se dedicam a estudar maneiras de superar o ensino tradicional, que se baseia na passividade dos estudantes e ainda é a única abordagem metodológica utilizada em muitas escolas. Para isso, um Manual de Atividades Investigativa foi elaborado com o tema Ambiente e Sustentabilidade para abordar os conceitos químicos de Tabela Periódica, soluções, concentrações e funções orgânicas, com o intuito de tornar as aulas mais interessantes e estimulantes para os alunos. Este material foi estruturado em três Atividades Didáticas, desenvolvidas em etapas que fundamentaram a apresentação de propostas investigativas. A validação do produto foi realizada por juízes especialistas do componente curricular de Química, utilizando um instrumento de coleta de dados baseado nos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico, para orientar a avaliação pelos juízes. Os resultados indicaram que, segundo a validação dos juízes, o Manual de Atividades proposto é satisfatório e atinge níveis adequados de qualidade e concordância com relação aos eixos de avaliação investigados. O Manual de Atividades Investigativas foi implementado junto a alunos da 1ª e 2ª anos do Ensino Médio no componente curricular de Química, com o objetivo de investigar sua contribuição na mediação de conhecimentos. Os dados avaliados incluíram observações de aulas, questionários, exercícios, produção textual e relatos dos alunos, integrando todo o processo educativo. No que se refere aos estudantes, os resultados obtidos a partir das atividades sugerem um engajamento positivo na construção de saberes relacionados aos conteúdos de Tabela Periódica, soluções/concentrações e funções orgânicas, por meio das atividades propostas e sua articulação aos temas Ambiente e Sustentabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1400KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleMANUAL DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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