Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, ADHILIO WICTOR MUNIZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T14:51:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T14:51:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | file:///C:/Users/PC/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3oAdhilio.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação investiga as práticas de Letramento no ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na articulação entre a leitura de mundo e a leitura da palavra, conforme proposto por Paulo Freire. A pesquisa é dividida em duas etapas: uma fase quantitativa, por meio de questionários aplicados a professores, e uma fase qualitativa, com entrevistas aprofundadas. A análise busca compreender como os educadores desenvolvem habilidades leitoras e promovem o pensamento histórico entre os alunos. O estudo destaca a importância de integrar o letramento histórico à prática pedagógica, visando apoiar o pensamento crítico e a construção da consciência social e cidadã dos estudantes. Embora o conceito de Letramento Histórico não seja amplamente reconhecido pelos professores, suas práticas pedagógicas demonstram o potencial do ensino de História como uma ferramenta para o engajamento crítico com realidades passadas e presentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,19 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização. Anos Iniciais. Ensino de História. Letramento Histórico. Paulo Freire | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE A LEITURA DE MUNDO E A LEITURA DA PALAVRA: práticas de letramento e Ensino de História nos Anos Iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DissertaçãoAdhilio.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000758/2/DissertaçãoAdhilio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons