
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, FRANCISCA SANDRA MENDES DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, DANIELLE DE CASTRO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, JARLES LOPES DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, LIDIANE SOUSA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, ALEXSANDRA DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-05T19:49:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-05T19:49:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000733 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ensino das linguagens figura em um cenário cada vez mais plural e dinâmico, por isso se torna um campo vasto e desafiador para a formação de sujeitos críticos. Dessa forma, o livro “Entre Leituras e Aprendizagens: Desafios e Possibilidades no Campo do Ensino das Linguagens” surge com objetivo de suscitar a reflexão crítica acerca das nuances envoltas do processo de ensino e aprendizagem das linguagens, levando em consideração a diversidade dos(as) estudantes e professores(as), bem como os novos contextos oriundos das tecnologias digitais, o que implica um redimensionamento das práticas e abordagens didático-pedagógicas. Os artigos que compõe a obra apresentam, de forma articulada, problematizações e novos olhares acerca dos processos de leitura, com destaque para o letramento literário, sobretudo no atual contexto, no qual estamos imersos em telas e espaços virtuais. Esse cenário fez surgir novas possibilidades no campo das linguagens, novos dialetos, novas palavras, e tudo isso deságua na escola, que busca constantemente acompanhar esse processo, uma vez que os(as) discentes vivem essa realidade, e a instituição não pode fugir do debate. A biblioteca surge, então, como espaço de formação do(a) leitor(a) crítico(a), para além das questões didático-pedagógicas, resgatando sua função de promoção da aprendizagem, além de espaço de convivência entre diferentes sujeitos mediado pela literatura. Alguns relatos de experiência e análise de propostas metodológicas inovadoras são apresentados no decorrer da obra, tendo sempre como linha de horizonte o campo das linguagens. A escola é concebida aqui como um espaço múltiplo de interação e construção do conhecimento, presumindo, para isso, a formação de um sujeito crítico, o que requer por parte dos(as) professores(as) uma prática reflexiva, não no sentido literal da palavra, mas em sua dimensão crítica, o que envolve ensino e pesquisa, aliados à formação continuada. Com os temas centrais leitura, o papel da biblioteca na formação de leitores(as), gêneros textuais, análise do livro didático à luz de uma educação antirracista, este livro é um convite a discutir a educação em sua dimensão mais ampla. Os(as) autores(as) buscaram apresentar não somente teorias, mas trouxeram suas práticas pedagógicas para o centro do debate, visando a construção de uma escola que prime por uma formação crítica pautada na equidade. Desse modo, surge a questão: como formar leitores(as) críticas diante do atual cenário tecnológico, em que o livro parece ter perdido espaço para as telas? Essas e outras perguntas são lanças durante a leitura deste livro. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | ENTRE LEITURAS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO DAS LINGUAGENS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ENTRE LEITURAS E APRENDIZAGENS.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000733/2/ENTRE LEITURAS E APRENDIZAGENS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons