ENTRE LEITURAS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO DAS LINGUAGENS

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Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, FRANCISCA SANDRA MENDES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, DANIELLE DE CASTRO-
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, JARLES LOPES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, LIDIANE SOUSA-
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, ALEXSANDRA DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-05T19:49:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-05T19:49:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000733-
Resumo: dc.description.abstractO ensino das linguagens figura em um cenário cada vez mais plural e dinâmico, por isso se torna um campo vasto e desafiador para a formação de sujeitos críticos. Dessa forma, o livro “Entre Leituras e Aprendizagens: Desafios e Possibilidades no Campo do Ensino das Linguagens” surge com objetivo de suscitar a reflexão crítica acerca das nuances envoltas do processo de ensino e aprendizagem das linguagens, levando em consideração a diversidade dos(as) estudantes e professores(as), bem como os novos contextos oriundos das tecnologias digitais, o que implica um redimensionamento das práticas e abordagens didático-pedagógicas. Os artigos que compõe a obra apresentam, de forma articulada, problematizações e novos olhares acerca dos processos de leitura, com destaque para o letramento literário, sobretudo no atual contexto, no qual estamos imersos em telas e espaços virtuais. Esse cenário fez surgir novas possibilidades no campo das linguagens, novos dialetos, novas palavras, e tudo isso deságua na escola, que busca constantemente acompanhar esse processo, uma vez que os(as) discentes vivem essa realidade, e a instituição não pode fugir do debate. A biblioteca surge, então, como espaço de formação do(a) leitor(a) crítico(a), para além das questões didático-pedagógicas, resgatando sua função de promoção da aprendizagem, além de espaço de convivência entre diferentes sujeitos mediado pela literatura. Alguns relatos de experiência e análise de propostas metodológicas inovadoras são apresentados no decorrer da obra, tendo sempre como linha de horizonte o campo das linguagens. A escola é concebida aqui como um espaço múltiplo de interação e construção do conhecimento, presumindo, para isso, a formação de um sujeito crítico, o que requer por parte dos(as) professores(as) uma prática reflexiva, não no sentido literal da palavra, mas em sua dimensão crítica, o que envolve ensino e pesquisa, aliados à formação continuada. Com os temas centrais leitura, o papel da biblioteca na formação de leitores(as), gêneros textuais, análise do livro didático à luz de uma educação antirracista, este livro é um convite a discutir a educação em sua dimensão mais ampla. Os(as) autores(as) buscaram apresentar não somente teorias, mas trouxeram suas práticas pedagógicas para o centro do debate, visando a construção de uma escola que prime por uma formação crítica pautada na equidade. Desse modo, surge a questão: como formar leitores(as) críticas diante do atual cenário tecnológico, em que o livro parece ter perdido espaço para as telas? Essas e outras perguntas são lanças durante a leitura deste livro.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
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Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleENTRE LEITURAS E APRENDIZAGENS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DO ENSINO DAS LINGUAGENSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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