Pequenos guias para grandes inclusões: inspirado em educação inclusiva para o ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Brunno-
Autor(es): dc.contributor.authorJost, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Luiza Gabriella-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Hellen-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Melkyzedeky-
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-04T22:25:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-04T22:25:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherEbook - Aspectos Cognitivos.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000717-
Resumo: dc.description.abstractEste livro digital foi desenvolvido no âmbito da disciplina "Linguagem e Aprendizagem: Aspectos Cognitivos", vinculada ao curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sob orientação do Prof. Dr. Roberlei Alves Bertucci. O principal objetivo da obra é apresentar estratégias de educação inclusiva que favoreçam a aprendizagem de estudantes com diferentes necessidades educacionais. Para isso, o material contempla a identificação de sinais e sintomas, propostas de intervenção pedagógica e reflexões sobre os papéis sociais envolvidos no contexto escolar e familiar. Serão abordadas as condições atípicas de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação. Destinado a pais, responsáveis e profissionais da educação, o livro digital busca contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas, equitativas e sensíveis à diversidade presente em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.931KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inlcusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDAHpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
Título: dc.titlePequenos guias para grandes inclusões: inspirado em educação inclusiva para o ensino básicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Letras Portuguêspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagem e Aprendizagem: Aspectos Cognitivospt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons