TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA, BIOLOGIA E HISTÓRIA NO PARQUE DO CURIÓ DE PARACAMBI: AS TICs E OS JOGOS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Quézia, A-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, André Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorRogério, Kamilla, R-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-02T21:09:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-02T21:09:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
identificador: dc.identifier.otherQuézia-produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000668-
Resumo: dc.description.abstractEstá sendo apresentado nessa cartilha o produto educacional obtido após dois anos de estudos realizados no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde utilizou-se uma metodologia ativa: Gameficação para a elaboração do projeto. A sequência didática desenvolvida nesse trabalho está pautada nos valores defendidos por Ausebel e Vygotsky, isto é, relaciona todo conteúdo a ser ensinado dentro de sala de aula com a realidade do estudante proporcionando assim uma aprendizagem significativa. A sequência didática apresentada neste manual foi planejada e aplicada em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Cenecista de Paracambi (CNEC). Os temas abordados nas quatro aulas são: Os doze princípios da química verde; Mudanças climáticas; Tratamento de água.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1483 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectParque do Curió, sequência didática, jogospt_BR
Título: dc.titleTRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA, BIOLOGIA E HISTÓRIA NO PARQUE DO CURIÓ DE PARACAMBI: AS TICs E OS JOGOS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Mèdiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons